TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Politicas Sociais

Trabalho Universitário: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

Fundamentos das Politicas Sociais

1. Amorim, Maria Lucielma de.

2. Silva, Elezandra Lourenço de.

3. Silva, Maria de Fátima Cabral.

Resumo

Este artigo foi realizado pra os fins de aprendizado do conteúdo abordado sobre o termo politica em suas inúmeras versões apresentadas. Foi realizado um estudo muito esclarecedor sobre o filme Ghandi de 1982, dirigido por Richard Attenborough. Onde foram destacadas as principais questões sociais e feito um paralelo com a nossa realidade atual. E por fim uma visão critica sobre o artigo 6° da Constituição Federal de 1988.

Palavras chave: Direito Social. Educação social. Igualdade.

1. RA: 376667 Amorim, Maria Lucielma de. Acadêmica em Serviço Social 4° período na Universidade Anhanguera-UNIDERP centro de educação a distancia polo Caruaru (CEAD).

2. RA: 376665 Silva, Elezandra Lourenço de. Acadêmica em Serviço Social 4° período na Universidade Anhanguera- UNIDERP centro de educação a distancia polo Caruaru (CEAD).

3. RA: 349599 Silva, Maria de Fátima Cabral. Acadêmica em Serviço Social 4° período na Universidade Anhanguera-UNIDERP centro de educação a distancia polo Caruaru (CEAD).

Introdução

Com base na leitura e pesquisa, a Política Social se apresenta como uma política fundamental para o bem estar dos cidadãos, além de constituir um instrumento de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como uma política que no âmbito da sociedade capitalista que busca resgatar o caráter da classe social ou de uma política que responde principalmente, aos interesses das classes políticas econômicas dominantes. A política por ser muito abrangente está relacionada com o que diz respeito ao espaço público. A existência de políticas sociais pode ser também considerada como um fenômeno que é associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao capitalista de produzir e reproduzir. Alguns estudiosos falam do assunto, que foi no final do século XIX com a criação e a multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, generalizando-se após a segunda guerra mundial, e com a construção do Welfare State nos países da Europa Ocidental, com o plano Beverdge-Inglaterra, 1942, e com os diversos padrões de proteção social tanto nos países de capitalismo central, quantos nos países de periferia.

A política em geral, está esta relacionada com tudo aquilo que diz respeito ao espaço público. A ciência política trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc. O sistema político é uma forma de governo, que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são sistemas políticos tradicionais. Pois dentro deste sistema pode haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

A palavra “Política” se refere tanto ao processo de disputa por cargos e negociação de interesses na sociedade quanto à implementação de ações governamentais específicas, na área de educação, saúde, meio ambiente, redução da pobreza, e outras. Pois as políticas públicas são estabelecidas, em suas linhas mais gerais, pela política, mas só a política não é capaz de transformá-las em ações governamentais específicas. E dependem, além disto, dos fatos, e da maneira pela qual os fatos são vistos e interpretados.

O papel do educador social e a atuações e conceitos de políticas.

A formação do educador social deve funcionar como princípios da sua ação. A Educação Social é a ação fundamentada no reconhecimento e defesa dos direitos humanos, é uma intervenção educativa que atua na vida e no contexto do ser humano. Vamos tratar da política como sendo o campo onde as pessoas atuam para resolver problemas ou propor ações no âmbito público, é o conjunto de estratégias que garante ao individuo o torna-se sujeito, ou seja, cidadão. (SARMENTO, SOARES, TOMÁS, 2006).

Segundo os autores.

A cidadania corresponde, por definição, a um estatuto político, confinado ao espaço nacional, embora o cidadão veja reconhecido a sua pertença comunidade não apenas pelo vínculo que com ela estabelece e que lhe permite o usufruto de direitos cívicos e políticos, mas também em consequência da sua própria condição individual, que lhe atribui direitos individuais de natureza social (proteção, alimentação, educação, saúde, etc.) O estatuto de membro da comunidade, ao mesmo tempo, impõe obrigações e deveres do cidadão para com a comunidade. (p.4) SARMENTO. M.J. SOARES. N.F, TOMÁS, C. Política e Participação Infantil-Instituto de Estatuo da Criança da Universidade do Minho, 2006.

Ao defendermos a política como um saber necessário à formação do cidadão, é porque ha uma forma de intervenção tão necessária quanto a educação. A formação política do sujeito educador deve seguir transversalmente a sua formação técnica e as relações que estabelecendo ensino e aprendizagem. O educador social deve posicionar-se politicamente diante da sociedade em que vive e por isso, não pode limitar-se apenas ao seu conhecimento.

O educador social, além do que foi comentado, precisa conhecer com “intimidade” o contexto onde trabalha e suas dinâmicas de funcionamento. O conhecimento sobre a política é necessário para que os movimentos práticos da resolução dos problemas ou da busca da garantia dos direitos saiam do âmbito particular, para o âmbito público, tendo ressonância para todos os cidadãos.

O compromisso social com um mundo mais justo e mais humano só é possível, com a práxis. Esta, como nos pontua Freire, é a maneira humana de existência do homem responsável pela sociedade em que está inserido. O sujeito da prática social deve ser compromissado com seu contexto histórico e entender que está inevitavelmente em relação com os outros humanos e que nestas relações, estes podem se tornar profissionalmente que atuam para a transformação social.

Filme Ghandi

O filme Gandhi retrata a existência do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com