TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Politicas Sociais

Tese: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que Política?

Em termos populares a palavra Política é denominada como arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados aplicamos esta ciência aos assuntos internos ou aos externos da nação. Quando tratada em meio ao Serviço Social a colocamos como Políticas Sociais, que são ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma justa. São as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente.

Política social é um tema complexo e muito discutido no âmbito das ciências podemos dizer que é reconhecido que a existência de políticas sociais é um fenômeno, um elemento associado à constituição da sociedade capitalista de produzir e reproduzir-se. Embora as condições para o surgimento e generalização de políticas sociais tenham o referido tempo histórico, com um o debate sobre o bem-estar na sociedade, sobre o que fazer com os pobres e muito especialmente, sobre o papel do Estado nesses processos.

Podemos dizer que a política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. Como o capital e o trabalho se constituem nas duas categorias fundamentais do modo capitalista de produção, a política social transita entre ambos. Ou seja, ainda que, prioritariamente, respondendo às necessidades do capital, esta resposta deve produzir algum grau de satisfação às necessidades do trabalho.

Conclui-se que A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social, ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.

Fontes:

http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1807877-pol%C3%ADticas-sociais-fundamentos-hist%C3%B3ria/#ixzz2dIj5Sp00

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

http://www.schwartzman.org.br/simon/causasp_files/causasp8.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com