TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão pública Municipal

Artigos Científicos: Gestão pública Municipal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

1. a) Costuma-se fazer uma distinção entre “crescimento” e “desenvolvimento” econômico. Considerando a citação acima, qual seria a diferença entre esses dois conceitos?

b) Um Produto Interno Bruto (PIB) elevado reflete necessariamente um país com bons indicadores de desenvolvimento humano e econômico? Justifique sua resposta.

Resposta

a) Desenvolvimento econômico é um conceito que analisa outros fatores além de mero crescimento do PIB, como faz o crescimento econômico. Dizemos que um país desenvolvido é capaz de traduzir o crescimento de sua economia em bem-estar (saúde, renda e educação, principalmente) para sua população.

b) Não necessariamente. Há casos de países como a China, por exemplo, que possui um dos maiores PIB do mundo, mas detém, ao mesmo tempo, indicadores sociais muito ruins. O mesmo vale para o Brasil de certa forma, afinal a renda aqui ainda é muito concentrada.

2. Em comparações internacionais, frequentemente se utiliza o PIB per capita como indicador do nível de desenvolvimento de um país. Qual a principal crítica que pode ser feita a essa grandeza, como medida do bem-estar desfrutado por uma coletividade? Nesse sentido, que outros indicadores podem (devem) ser considerados? Explique.

Resposta

O bem-estar da população não se relaciona apenas com o nível médio de renda, já que uma renda extremamente concentrada pode significar que a grande maioria da população tem um nível de renda muito baixo e, portanto vive mal (enquanto uma pequena minoria desfruta de níveis altos de renda). Uma avaliação do bem-estar terá também que levar em conta, assim, outros indicadores, especialmente os relacionados à desigualdade na distribuição de renda. Outros índices de desenvolvimento social são também relevantes nesse contexto, como a proporção da população que é alfabetizada, o grau médio de instrução formal, o índice de mortalidade infantil, outros indicadores de salubridade, o acesso a serviços básicos de saúde e saneamento, etc.

3. Segundo pesquisas de diversos institutos econômicos, a crise em que a Argentina mergulhou depois da moratória decretada em 2000 e da mudança em seu regime cambial no ano de 2001 não foi suficiente para reduzir o Índice de Desenvolvimento Humano desse país. Seu IDH mantém-se alto, sendo equivalente a 0,853. Como podemos explicar esse curioso fenômeno ocorrido no país vizinho?

Resposta

O cálculo do IDH envolve a análise de três variáveis consideradas centrais para o desenvolvimento humano: renda per capita (relação PIB/população), saúde (examinada nos termos de expectativa de vida da população do país) e, por fim, educação (analisada através da taxa de analfabetismo). Assim, por mais que a renda média da população Argentina tenha caído muito durante a crise econômica do início desse século, os outros indicadores – saúde e educação – continuam em patamares exemplares, o que garantiu o alto IDH da Argentina.

• Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer

• O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade

• Um padrão de vida decente: PIB (PPC) per capita

• Índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com