TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão tradicional: iniciativa e incentivo

Tese: Gestão tradicional: iniciativa e incentivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Administração tradicional :iniciativa e incentivo. Operários escolhiam por si próprios os métodos mais econômicos para realização de suas tarefas

Administrador premiava seus funcionários de acordo com sua iniciativa: melhor esforço, inteligência, boa vontade e produção

O incentivo: elevação salarial, redução de horas de trabalho, prêmio, gratificação melhoria nas condições de trabalho, consideração pessoal, tratamento mais amigável.

• Não existia por parte da administração conhecimento sobre a forma mais adequada de o trabalho ser executado.

Taylor critica fortemente a Administração por incentivo e iniciativa, que acontece quando um trabalhador por iniciativa própria sugere ao patrão ideias que possam dar lucro à empresa, incentivando seu superior a dar-lhe uma recompensa ou uma gratificação pelo esforço demonstrado; isso é criticado por Taylor, pois, uma vez que se recompensa um subordinado por suas ideias ou atos, torna-se dependente deles.

Taylor, formulou a primeira grande teoria da administração, A Administração Científica, que é baseado na passagem do monopólio do conhecimento acerca do processo produtivo do operário para a organização. Antes da AC , a organização podia controlar o trabalho, porém, na prática, os gestores apenas fixaram as tarefas, interferindo pouco sobre a maneira de desempenhá-las. Com a racionalização do trabalho, como proposta pelos métodos tayloristas, essa dinâmica foi invertida e a empresa passou a efetuar o controle de modo concreto sobre a execução de toda atividade no trabalho.

A proposta da AC era racionalizar o trabalho e aumentar a produtividade, reduzindo tempo e movimentos desnecessários. Taylor começou com uma análise detalhada do trabalho de cada operador, focando em eliminar tempo e reduzir movimentos e sobre a optica da ergonomia, como um melhor arranjo físico(layout) e uma padronização dos processos produtivos. Nessa época não havia perspectiva sociológica(qualidade de vida),portanto o olhar voltado para o ser humano era visando que o empresário tivesse um aumento na produtividade e não um olhar sociológico.

Taylor obteve sucesso, a produtividade aumentava com operários ganhando o mesmo salário, devido a isso foi questionado por várias pessoas e ele explicava que isso não era exploração e sim resultado de uma melhoria no processo fazendo aumentar a produtividade.Recebeu várias críticas , diziam que Taylor não via o homem como um ser humano e sim como uma engrenagem a mais do processo.(filme tempos modernos)

Atualmente vemos as técnicas tayloristas sendo aplicadas, como por exemplo, engenheiros toyotas cronometrando o tempo, a alta preocupação com a racionalidade do trabalho.Para Taylor. os elementos da Administração Científica são:

1. estudo de tempo e padrões de produção;

2. supervisão funcional;

3. padronização de ferramentas e instrumentos;

4. planejamento das tarefas;

5. o princípio da exceção;

6. a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo;

7. fichas de instruções de serviço;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com