TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Greve

Tese: Greve. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

A greve é um direito conquistado pelos trabalhadores na modernidade, pois antes mesmo de se tornar um direito, a greve era aberta e fortemente reprimida pelas forças policiais.

Nos dias de hoje vivenciamos que a luta dos trabalhadores não e mais em busca de novas conquistas, mas sim do mínimo conquistado durante todos esses tempos.

É um recurso utilizado pelos trabalhadores organizados que passam a suspender as atividades em determinados setores ou locais para que possa chamar atenção ou mesmo dar prejuízos para as autoridades políticas, sociedade e comunidade.

São umas das formas de conseguir melhorias nas condições de trabalho, salários melhores, benefícios, etc.

Normalmente os sindicatos buscam negociar com as empresas chamadas assembleias para que possa discutir ou mesmo negociar com as empresas, após varias negociações aonde não se chega a acordos entre ambas as partes com isso as greves continuam e os prejuízos afetam ambas as partes os funcionários normalmente perdem os dias de trabalho paralisados, já para as empresas os custos para suspensão na produção sãexplorados sem qualquer direito ou proteção legal, sempre vivia com promessas, a primeira greve no Brasil foi em 1858 contras as injustiças patronais e por melhores salários.

A partir da década de 30 o Brasil passou a ser um país industrial e a classe operaria passou a ter mais importância o conflito entre eles passou a serem tratadas com questão de política, as lutas sindicais foram crescendo.

Nos dias de hoje o sindicalismo brasileiro passa por momento de renovação por contas das demandas, e da empregabilidade, globalização dos serviços é cada vez mais, a luta de condições dignas de trabalho.

Ate o final dos anos 80 o movimento sindical brasileiro cumpriu o papel de incentivador de conquistas sociais em todo o país. Os metalúrgicos, bancários, petroleiros e funcionários públicos foram os setores que marcaram.

Umas das evoluções e a capacidade de universalização de ganhos e direitos de todos os setores a partir das principais centrais sindicais

Metalúrgicos e bancários os dois setores mais importantes do sindicalismo foram ficando fracos por conta do desemprego, os metalúrgicos foram ficando desempregados pela política de desindustrialização dos governos federais, já os bancários foram desempregados pelas compras fusões e informatização, com isso foram fechados milhares de postos de trabalho.

As grandes montadoras estão abrindo e ampliando instalações em regiões que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com