TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rt Em Um Processo De Greve

Trabalho Escolar: Rt Em Um Processo De Greve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 2

A função de RT no processo de uma greve

O processo de uma greve pode ser subdivido em três fases principais:

 Fase I: pré-greve

Acontece quando os trabalhadores de uma determinada organização se sentem insatisfeitos com alguma situação, o que podemos dizer que seria um aumento da temperatura organizacional, o que significa que algo não está bem. Quando se chega a esse ponto, a empresa por meio do RT, têm que fazer com que essa temperatura não continue aumentando, buscar com observações, investigando com os próprios funcionários o que está acontecendo, é preciso estabelecer um sistema de comunicação aberto, sincero e de confiabilidade para que ambas as partes possam argumentar e chegar a um acordo sem que o clima organizacional continue sendo prejudicado.

 Fase II: da greve e negociação

Quando não se consegue mais controlar a temperatura organizacional, ela vai se elevando até o ponto de explosão, e a mais comum demonstração disto em uma organização é a greve. Começa novamente o trabalho do RT, elaborando os seguintes atos:

• Organizar a comunicação com os empregados, para saber quais são as reivindicações.

• Executar o Plano de Contingências o quanto antes, evitando perdas e maiores desgastes.

• Iniciar as negociações, analisando as reinvindicações e o que pode ser concedido.

• Redigir o acordo estabelecido entre as partes, e requerer o retorno as atividades, de forma a cumprir as obrigações do acordo firmado.

 Fase III: do retorno ao trabalho

É uma fase muito delicada, pois é provável que o acordo que foi estabelecido, não atenderá em sua totalidade as reinvindicações dos trabalhadores, o trabalho será retomado com algumas “mágoas” ainda existentes. É preciso neste momento, que se tenha atitudes de assimilação, entendimento e de ininterrupta negociação, para que tudo retorne a sua normalidade em um menor espaço de tempo possível, quanto mais demorar este retorno, maior o custo produtivo para a organização.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »