TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hedge nas operações financeiras

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO 

“Hedge é uma estratégia (ou de proteção), que tem por objetivo evitar perdas em posições assumidas anteriormente ou em transações que serão realizadas no futuro. É, portanto, um mecanismo que visa, primordialmente, a proteger empresas das oscilações desfavoráveis de mercado. Sendo assim, não se deve montar operação de hedge com o objetivo de lucro” (Fundamentos da Proteção Financeira em Câmbio e Comércio Exterior, UCB, p.23).

O Hedge surgiu da necessidade de proteger os que trabalham com exportações das oscilações cambiais. O Hedge pode reduzir ou até mesmo eliminar a possibilidade de risco perante as negociações, mas, esse tipo de operação não se limita a proteger os riscos ligados à atividade econômica principal da empresa.

Uma forma quase que perfeita de Hedge, é aquela considerada simétrica, ou seja, onde a variação no preço da posição objeto, seja totalmente compensada pela variação no preço do instrumento utilizado para execução da proteção.

 A dificuldade de realizar contratos diante das constantes variações das moedas estrangeiras em momento de crise, fez com que a empresa que chamaremos de empresa X atuasse com os Hedges Swap e NDF, visando obter um menor risco em suas transações comerciais.

Segundo Krugman: Obstfeid (2001) a partir da existência do comércio internacional de bens e serviços criou-se a necessidade de um meio para efetuar os pagamentos. As moedas, a partir daí, começaram a ter paridade entre si.

Desta forma, o presente trabalho está sendo desenvolvido visando responder: , a utilização de Hedge como proteção a curto prazo em um momento de crise é viável ao negócio. Um Estudo de caso com uma empresa de pescados.

 

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA

Esta pesquisa tem por objetivo analisar se a utilização do Hedge nas operações financeiras da empresa de pescados X é viável.

  1. Objetivo Final

O objetivo final deste estudo é refletir se a utilização de Hedge de NDE e Swap na empresa de pescados X tem obtido resultados satisfatórios.

  1. Objetivos Intermediários

  1. Fornecer outras opções de proteção financeira
  1. Identificar possíveis falhas
  1. Analisar modelo de gestão da empresa X
  1.  Comparar e analisar os resultados da empresa X

  1. SUPOSIÇÃO
  1. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

O estudo propõe avaliar a utilização do Hedge dentro de uma empresa de pescados localizada no estado do Rio de Janeiro, utilizando-se dos mecanismos de NDF e Swap para mostrar a eficiência das ferramentas de proteção financeira em um momento de crise.

O estudo ficará delimitado ao material de processos da empresa X, onde explicara como funciona o Hedge dentro da empresa.

  1.  RELEVÂNCIA DO ESTUDO

O presente estudo visa mostrar dentro do contesto econômico financeiro, as ferramentas utilizadas para proteger suas transações comerciais para fora do Brasil em um momento de crise onde a variação cambial tem tirado o sono de muitos empresários.

Existem diversas maneiras de se tratar as transações de compra e venda internacional, mas no presente trabalho será mostrado apenas a diferença do Hedge de NDF e Swap, seus pros e contras com a utilização do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com