TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobbes aplicabilidade ou não

Por:   •  11/3/2018  •  Seminário  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

A escola realista de relacoes internacionais se baseia nos preceitos dele e do maquiavel então acho legal dar uma lida sobre essa escola também.Eu já considerei duas teses dele negativamente.

1- de que a natureza humana justifica a necessidade de um estado de leviatã.

Justificativa: As leis relativas a natureza humana já não encontram mais aplicabilidade no mundo atual, cujas premissas sociais são muito mais interpretadas através de conceitos ligados a política, economia e relacoes de poder.

Não podemos, por exemplo, explicar o problema da corrupção no Brasil atraves da premissa de um comportamento natural do homem de se apropriar dos bens coletivos, mas sim levar em conta os padrões culturais, economicos, historicos e politicos dessa norma.

2 - sobre a necessidade de um estado de leviata para trazer ordem à sociedade

Justificativa aproximada:

A ordem não é mantida porque o estado é fraco e o seu objetivo, torpe. Não existe um idealismo nacional que una os interesses do estado a uma manutenção efetiva das necessidades do povo e da ordem. A falta de amparo e credibilidade no Estado leva àqueles que não possuem o poder, a despreza-lo e infringi-lo como mecanismo de segurança, afinal o contrato fora quebrado, aqueles eleitos para representar a ordem e a justiça ja não o fazem e embora o estado seja fraco, ele ainda é forte o bastante pra se usar de si mesmo para perpetuar e promover privilégios próprios. O que a longo prazo perpetua no ideário nacional da população um sentimento de impotência e a necessidade de buscar por meios alternativos de subsistir e se proteger e daí vem os famosos camelôs, cambistas, traficantes, etc..

O descaso do estado foi o que causou sua própria ruina e descredito, mas ruina essa que beneficia alguns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com