TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDH - Calcúlo E Parâmetros

Dissertações: IDH - Calcúlo E Parâmetros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2014  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  238 Visualizações

O índice de desenvolvimento humano (IDH) é calculado pelos níveis de saúde (medido pela expectativa de vida), educação ( medido pelo índice de analfabetismo e pela media dos anos de estudo) e renda (analisa o PIB per capita, mas levando em conta o seu poder de compra real).

O IDH é baseado no conceito que o desenvolvimento depende da amplitude do campo de escolha que os indivíduos têm em uma determinada sociedade. Portanto, país em desenvolvimento seria aquele que estivesse ampliando esse campo de escolha. Em grande parte, é claro, o nível de renda influi diretamente na definição do tamanho do campo de escolha de uma pessoa, por isso a renda per capita não foi descartada.

Muitas pessoas consideram que a educação não é um fator importante, para o desenvolvimento, argumentando que, para um analfabeto, a liberdade de ler um determinado autor não vale nada, pois a boa leitura, esta fora do seu campo de escolha. Porem não pode se esquecer de que, sem a capacidade de ler e escrever, este individuo esta excluso do processo socioeconômico modernizador, não participando do patrimônio cultural da humanidade e sendo marginalizado. Por sua vez a saúde, e consequente ampliação da longevidade permite que o individuo, tenha maior capacidade de atuar na sociedade, tanto quanto produtor e consumidor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com