TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CENTRO DE RECURSO DE TETE

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIA POLITICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º ANO

TRABALHO DE CAMPO DE TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

TEMA: IMPACTO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NAS ORGANIZAÇÕES.

                                                         

        Tutor:

Discente: Américo Costa Limbicane

Tete, Março de 2018

ÍNDICE                                                                                                                                    PÁG.

1.        INTRODUÇÃO        2

1.1.        Exposição        3

1.2.        Argumentação e fundamentação        3

2.        Analise do uso das TCs        4

2.1.        Origem histórica das tecnologias de informação e comunicação;        4

2.2.        Importância dos Sistemas de Informação nas Organizações        5

2.3.        Que impactos têm os dados na construção de uma informação nas organizações        6

2.4.        O impacto das tecnologias de informação e comunicação no cenário politico mundial.        7

3.        CONCLUSÃO        9

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Na sociedade contemporânea alguns sujeitos encontram-se “inseridos” na era da informação, da imagem do satélite, da fibra óptica, do cartão magnético, da virtualidade e da Internet para citar alguns exemplos. Alguns, porque o processo de globalização causam um movimento dual: inclusão e exclusão ao mesmo tempo, para a manutenção do próprio sistema. (Matias, SA).

Segundo (NETO, 1999)A globalização e o avanço tecnológico trouxeram inúmeros obstáculos para as organizações. As empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e turbulento, que se transforma a todo instante com uma velocidade alucinante, exigindo das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo das transformações.

A utilização de novas tecnologias tem sido considerada vital para a sobrevivência da organização, principalmente a utilização da Tecnologia de Informação (TI), que já está presente no dia-a-dia das organizações, provocando mudanças profundas em toda a empresa, alterando a estrutura organizacional, as relações de trabalho, o perfil do trabalhador e a cultura da organização (NETO, 1999). Neste contexto o presente trabalho objectiva descrever uma análise do Impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas organizações.

  1. Exposição

Actualmente vários actores falam da importância das TIC e pela experiencia da vida quotidiana consegue-se observar que realmente essa abordagem é indispensável na vida de um ser humano inserido no mundo tecnológico, mais será que a tecnologia dita como da informação e comunicação é amplamente explorados pelas organizações e pelas pessoas singulares?

Visto que actualmente a tecnologia tem facilitado várias tarefas organizacionais e escolares para os estudantes e docentes, sendo assim o seu uso está se tornando abusivo consequentemente servindo como incentivo nas práticas de fraudes académicos pelos estudantes. Será que as tecnologias estão se tornar cada vez mais construtivos na consciência dos jovens estudantis?  

  1. Argumentação e fundamentação

Respondendo,(Campos et al, SA) diz que a questão do acesso à informação esta diretamente relacionada a da democracia, uma vez que um autêntico regime democrático pressupõe o amplo acesso e livre circulação de informações a fim de que os indivíduos possam exercer efetivamente seus direitos de cidadania participando das decisões em todos os níveis.

A segunda questão colocada na presente discussão, pode estar muito relacionado com o vício do uso das redes sociais, influenciam bastante no fraco aproveitamento académico arrastando as mesmas deficiências até em outras gerações. A tecnologia é importante sim quando o seu uso constrói o desenvolvimento psicológico em pesquisas de investigações, neste contexto algo como sensibilização, palestras, publicidades devem ser feitas para expandir o conhecimento de quando a tecnologia é importante e quais são as desvantagens em caso do uso abusivo, a publicação de livros a respeito não tem muita significância pois muitos não estão preocupados em leituras.

A tecnologia é apontada como real foco para a criação de base de dados na organização principalmente no que tange a área de transferência da informação, neste ponto, é possível afirmar que as organizações utilizam o e-mail como importante instrumento de comunicação com o seu público interno, porém, uma questão refere-se à quão preparada essas organizações estão para a utilização efectiva deste meio.

Algumas empresas possuem seu pessoal, ou alguns departamentos específicos, preparados para lidar com o uso tecnologia na informação, de forma que, àqueles que dominam a utilização destes meios, são beneficiados pelo uso efetivo do e-mail, enquanto os demais recebem a informação através de outros meios convencionais (Dantas, 2006).

Em algumas organizações existem a tecnologia, mas não é usado para alcançar o objectivo da mesma, devido a negligência de algum pessoal consciencializado que a tecnologia só serviria como meio de comunicação. O fraco uso de sistema digital actualmente tem impulsionando várias complicações em pessoal viciado em uso de arquivos de documentos físicos, pois há acesso a TIC mais sem a sua exploração.

O desenvolvimento de uma política que estimule os funcionários a buscarem conhecimentos de informática e tecnologia, certamente é uma forma das organizações saírem do momento em que vivem e decididamente ingressarem no atual contexto, na era da Tecnologia da Informação, utilizando-se desse conhecimento como diferencial competitivo, como forma de progredir em seu desenvolvimento através de funcionários mais capacitados em termos tecnológicos e que dominem as ferramenta que fazem, cada mais, parte do cotidiano de quaisquer organizações, (Dantas, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (66.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com