TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Ensaios: IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 3

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Tendo em vista as principais fontes de geração de resíduos sólidos as suas origens, buscando uma forma para minimizar os problemas causados pelos resíduos sólidos Através da gestão de resíduos, e ações conjuntas que possam buscar a minimização da geração dos resíduos ou até mesmo a sua não geração, pois existem alternativas de reutilização de produtos que são facilmente descartados ainda podendo ser reutilizáveis, como é o caso das embalagens plásticas entre outros.

3. DESENVOLVIMENTO

Devido ao grande volume de lixo produzido pela população em quantidades cada vez maiores, a destinação final adequada de resíduos sólidos, atualmente, é considerada como um dos principais problemas de qualidade ambiental das áreas urbanas no Brasil.

Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da geração excessiva e da disposição final ambientalmente segura dos resíduos sólidos. A preocupação mundial em relação aos resíduos sólidos, em especial os domiciliares, tem aumentado ante o crescimento da produção, do gerenciamento inadequado e da falta de áreas de disposição final.

O tema tem se mostrado prioritário desde a Conferência Rio 92, em escala global, tanto nos países ricos quanto nos mais pobres, por contribuir direta ou indiretamente com o aquecimento global e as mudanças do clima. Desde a Rio 92, incorporaram-se novas prioridades à gestão sustentável de resíduos sólidos que representaram uma mudança paradigmática, que tem direcionado a atuação dos governos, da sociedade e da indústria. Incluem-se nessas prioridades a redução de resíduos nas fontes geradoras e a redução da disposição final no solo, a maximização do reaproveitamento, da coleta seletiva e da reciclagem com inclusão sócio produtiva de catadores e participação da sociedade, a compostagem e a recuperação de energia.

As principais fontes de geração de resíduos sólidos são:

I. Resíduos urbanos; II. Resíduos industriais; III. Resíduos de serviços de saúde; IV. Resíduos de atividades rurais; V. Resíduos provenientes de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários, postos de fronteira e estruturas similares; VI. Resíduos da construção civil.

Uma forma para minimizar os problemas causados pelos resíduos sólidos poderá ser através de uma gestão de resíduos, que venha atuar combatendo o excesso de produção de lixos desnecessários junto à sociedade, envolvendo todos num processo de conscientização socioambiental e seguindo as técnicas recomendadas;

A gestão de resíduos, com vistas ao desenvolvimento sustentável, requer o envolvimento de toda a sociedade, sendo pautada nos “quatro erres” (4 Rs) da minimização: Redução, Reutilização, Reciclagem e Recuperação da energia existente nos resíduos sólidos.

Através da gestão de resíduos, e ações conjuntas que possam buscar a minimização da geração dos resíduos ou até mesmo a sua não geração, pois existem alternativas de reutilização de produtos que são facilmente descartados ainda podendo ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com