TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÕES SOBRE CRAS E CREAS(NET)

Exames: INFORMAÇÕES SOBRE CRAS E CREAS(NET). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 11

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em Guaporé, foi criado em 2006, quando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação mudou-se de local, instalando seus serviços no Complexo Marcelino Champagnat.

Com alteração legislativa da Lei Municipal que definia critérios para concessão de benefícios eventuais e tratava sobre a criação e política de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, criou-se legalmente o CRAS, cujo atendimento está focado diretamente para serviços de proteção básica, havendo um envolvimento com entidades assistenciais que atuam frente a estes serviços e com outras interfaces.

O cadastro de atendimento de benefícios eventuais possui 2.396 famílias, cadastradas desde janeiro de 2.005 até junho de 2012. Todos os benefícios eventuais são atendidos através da intervenção do Plantão Social.

O CRAS de Guaporé contempla abordagens principalmente no perímetro urbano, mas também intervém na área rural, de forma significativa, através de uma parceria com a EMATER/ASCAR de Guaporé.

Percebe-se que esta havendo um aumento significativo de famílias migrando para Guaporé, especialmente da região metropolitana, e com a iniciação de obras de pavimentação e usinas hidroelétricas, muitas pessoas estão se instalando no município em busca de emprego. Há na cidade uma necessidade muito grande de mão de obra qualificada voltada para a área de confecção e joalheria, porém, não há pessoas capacitadas para serem inseridas nestes setores, gerando uma expectativa negativa às famílias que veem Guaporé como uma solução para emprego e renda.

O Centro de Referência de Assistência Social atende parte desta população. Em um ponto centralizado de nossa cidade, conseguindo referenciar famílias que circundam o centro da cidade em pequenos pontos de vulnerabilidade social, localizados nos seguintes bairros: Santo André, Vila Verde I e II, São José, Promorar e Nossa Senhora Aparecida.

A rede de proteção básica e especial em Guaporé possui entidades bem estruturadas e que há anos atendem a população “público alvo” destes serviços, como por exemplo, do Lar da criança Primo e Palmira Pandolfo, Horta Comunitária Bruno José Campos, Associação Recanto da Amizade, APAE, Associação Amigos Santa Rita e Instituto Filantrópico Evangélico.

O CRAS de Guaporé possui uma identidade muito positiva junto às entidades e aos usuários deste serviço.

Serviços

De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), os serviços socioassistenciais são atividades continuadas que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população, com ações focadas no atendimento das necessidades básicas. Na Proteção Social Básica, esses serviços buscam o fortalecimento de vínculos sociais e familiares para superação das vulnerabilidades e melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Na Proteção Social Básica, os serviços visam a potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos, através do protagonismo e autonomia de seus membros. Objetivam a convivência, a socialização, o incentivo à participação e o acolhimento de famílias cujos vínculos familiares e comunitários encontram-se fragilizados.

Dividem-se em três principais eixos de atuação: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif); os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são quatro, organizados por faixa etária (crianças, adolescentes, jovens e idosos), e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

Os Serviços de Proteção Social Básica têm caráter preventivo, protetivo e proativo, sendo que o Paif deve necessária e exclusivamente ser ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Os demais serviços podem ser ofertados neste equipamento desde que garantida a oferta com qualidade do Paif e em outras unidades públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência do CRAS e a ele referenciada.

A oferta dos Serviços deve ser planejada e depende de conhecimento do território e das famílias que nele vivem, suas necessidades, seus pontos fortes, bem como do mapeamento da ocorrência das situações de risco e de fragilidade.

Ações

Realiza o atendimento e a inclusão das famílias nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e demais políticas públicas;

Realiza o acompanhamento socioassistencial das famílias;

Mobiliza e articula ações com as organizações governamentais e não-governamentais nas áreas de abrangência dos CRAS;

Desenvolve ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;

Desempenha atendimentos individuais;

Realiza visitas domiciliares e institucionais;

Promove reuniões e ações comunitárias;

Realiza palestras voltadas às famílias e à comunidade;

Gera oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo;

Realiza campanhas socioeducativas;

Incentiva à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra;

Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais;

Entre outros...

Algumas oficinas são oferecidas aos usuários com o intuito de promover atividades em grupo, que auxiliem no fortalecimento de vínculos, conhecimento dos direitos humanos, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e preservando sua integridade. As oficinas são realizadas pela equipe técnica, sistematicamente, com grupos que demonstram a necessidade de serem trabalhadas com este fim, utilizando uma metodologia participativa, com exposição dialogada e recursos metodológicos através das oficinas como estratégia educativa.

Ao final de cada oficina ou ação é proporcionado um espaço para construção de ideias, em conjunto, onde os mesmos irão fazer um feedback das atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com