TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cras

Trabalho Escolar: Cras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2013  •  15.369 Palavras (62 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 62

Caracterização Sócio-institucional

1- Identificação da Instituição

O município de São Benedito está localizado na região privilegiada ao noroeste do Estado do Ceará, fazendo parte da microrregião da Ibiapaba. Sua área territorial é de 301,1Km², distando 354,7Km de fortaleza, tendo como vias de acesso as rodovias BR 222 e CE 187. Sua população, de acordo com o último censo do IBGE, realizado no ano de 2007, é aproximadamente de 45 mil habitantes.

Porém os pesquisadores da história do município relatam que os franceses, antes dos portugueses, já andavam pela região da Ibiapaba fazendo comércio com os índios tabajaras. A entrada no município de São Benedito pelos portugueses, no início do século XVII, quando Pero Coelho chegou com sua tropa até o rio Arabê trazendo também o arraial.

O arraial somente iniciou a abrochar no final do século XVIII, graças aos esforços do Índio Jacó que orientava os tabajaras no sentido de que suas cabanas fossem construídas em torno daquela em que se venerava São Benedito, a quem o índio dedicava especial devoção.

A cidade de São Benedito abrange áreas que apresentam variações ambientais (serra, carrasco e sertão), o clima é uma média de 23º e a altitude de 901,64m a mais elevada da serra, combinados com os solos férteis, luz e temperatura que possibilitam uma produção agrícola diversificada.

A economia do município sustenta-se em duas atividades principais: a agricultura e o comércio, a agricultura é baseada na horticultura, fruticultura, floricultura, cultivo de cana de açúcar e culturas de inverno. Com relação às atividades comerciais a predominância é o comércio varejista. Há, no município, potencial para o desenvolvimento da indústria do turismo, por estar localizada em regiões micro-climáticas privilegiadas e estratégicas para o Estado, a Serra da Ibiapaba.

Apesar dos pontos favoráveis, São Benedito enfrenta desafios na sua estratégia de desenvolvimento entre eles elevar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o que implica melhoria nas condições de saúde, educação, moradia e renda da população.

São Benedito apresenta forte disparidade de desenvolvimento urbano entre a sede e os demais distritos como na maioria dos municípios cearenses. Estes ainda não apresentam características urbanas e há predomínio da população rural sobre a urbana. Todavia, verifica-se um aumento da taxa de urbanização em todas as sedes distritais, o que demonstra a necessidade de definição de diretrizes para ordenamento destes espaços urbanos, no sentido de minimizar os impactos da passagem do sistema rodoviário regional, assim como a implantação de equipamentos sociais.

Obedecendo ao mesmo comportamento dos municípios da Ibiapaba e do Nordeste, São Benedito tem apresentado um acréscimo populacional, representado por uma taxa de crescimento positiva, de forma que segundo o censo aponta para o Estado do Ceará uma população total de 7.417.402 habitantes, sendo São Benedito responsável por 0,54% desse total. O município possui potencial para o desenvolvimento do turismo, pois apresenta características climáticas amenas da serra consorciadas com belezas naturais e riqueza cultural tradicional presente no cotidiano do seu povo, visível nos engenhos e na cordialidade e receptividade de sua população.

Conforme dados da secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, a situação de moradia não é uniforme para todo o município. Os domicílios apresentam sinais de precariedades de alta densidade domiciliar e elevada ausência de banheiros, observando-se que se encontra em piores condições coincidem com aqueles com pouco acesso à infra-estrutura urbana.

Temos estimativa de 5.953 famílias pobres com perfil de Bolsa Família e

8.245 famílias pobres com perfil de Cadastro Único. Acreditando nessa premissa que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome (MDS), desde sua criação em 2004, tem trabalhado para consolidar a qualidade de vida na busca da garantia de direitos, implementando de forma republicana por meio de políticas públicas descentralizadas e articuladas que o ministério ampliou e aprimorou o maior programa do mundo de transferência de renda com condicionalidades - O Bolsa Família.

Na consolidação do SUAS destacam-se a reorganização dos serviços por nível de proteção, a centralidade do Estado no acompanhamento às famílias, a territorialização das ações e oferta de serviços da Proteção Social Básica, prioritariamente para famílias beneficiarias de transferência de renda. O aumento do cofinanciamento federal do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF) ofertado nos CRAS.

O CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social) está localizado à Rua Paulo Arcanjo, S/N no Bairro Vila Prado, antigo Chora, em uma das periferias deste município. Foi inaugurado no dia 25 de Novembro de 2009, mas os trabalhos só foram iniciados em Fevereiro de 2010, com a territorialização, e aberto ao público no mês de Março. Atendendo a demanda de 12 bairros que foram identificados como territórios de concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social, portanto, o CRAS II foi instalado próximo a estas localidades, co m o objetivo de aproximar os serviços socioassistenciais existentes no município, e assim promover uma melhoria na qualidade de vida destas famílias.

1.2 - Estrutura Organizacional

A equipe de referência do CRAS é interdisciplinar e os perfis devem convergir de forma a favorecer o desenvolvimento das funções do CRAS. O trabalho social com famílias depende de um investimento e uma predisposição de profissionais de diferentes áreas a trabalharem coletivamente com objetivo comum de apoiar e contribuir para a superação das situações de vulnerabilidade e fortalecer as potencialidades das famílias usuárias dos serviços ofertados no CRAS. Contamos com a equipe de onze funcionários comprometidos com o trabalho voltado ao acolhimento das famílias.

|Lúcia De Fátima Gonçalves de Paula |Secretária da Secretaria do desenvolvimento Social |

|Áurea de Melo Filizola |Coordenadora |

|Mara Rúbia Pio Martins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com