TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigração Italiana em São Paulo

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.826 Palavras (32 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 32

Aline Cardoso Pereira RGM: 288981

Edna Pereira Barbosa de Morais RGM: 287639

Projeto Integrador III

ITALIANOS

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MOGI DAS CRUZES

2017

Aline Cardoso Pereira RGM: 288981

Edna Pereira Barbosa de Morais RGM: 287639

3º semestre Serviço Social

Projeto Integrador III

ITALIANOS

[pic 1]

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MOGI DAS CRUZES

2017

Sumário

1 - INTRODUÇÃO        4

2 - PERGUNTA PROBLEMA        4

3 - OBJETIVOS        4

3.1 – Objetivo Geral        4

3.2 – Objetivo Especifico        4

4 - HIPÓTESE        5

5 - DESENVOLVIMENTO        5

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

7 - PESQUISA DE CAMPO        14

8 - METODOLOGIA        15

9 - REFERENCIAL TEÓRICO        15


ITALIANOS

1 - INTRODUÇÃO

Através de nossas pesquisas observamos que São Paulo abriu suas portas para os imigrantes italianos, para que tivessem uma vida muito melhor do que eles tinham na Itália, os Italianos passaram por muitas dificuldades no passado. Mais com o decorrer do tempo começaram a ser valorizados pelo nosso país e pelo nosso estado e foi através também da imigração dos italianos que hoje temos uma influência gastronômica cultural e religiosa italiana tão grande em São Paulo. Foi através também dos imigrantes italianos que nós brasileiros melhoramos o preparo de alimentação tanto manual como industrial e adaptamos várias de suas tradições ao nosso cotidiano. Os imigrantes deixaram suas marcas de sofrimentos, lutas, dores, conquistas e vitórias em diversas regiões do estado e existem hoje muitos descendentes de italianos por várias regiões de São Paulo. E também podemos saborear vários pratos com origem italiana que são feitos também por brasileiros. Temos em alguns bairros festas de rua, que comemoram em grande maioria a Santos que fizeram parte dessa linda história. Os Italianos imigraram para nosso país trazendo com eles uma história de vida muito sofrida e uma vontade imensa de recomeçar aqui conosco, de construir, somar. Encontraram aqui uma semelhança a seu País, uma oportunidade de recomeçar e por aqui ficar.

2 - PERGUNTA PROBLEMA

Sabendo que a demanda dos imigrantes italianos é grande no Brasil, como eles são recebidos pelos Brasileiros e como é feita essa integração em nossa sociedade?

3 - OBJETIVOS

3.1 – Objetivo Geral

Como os Italianos se sentem em nosso País, quais os objetivos que os trazem para cá e o que pretendem ao se instalarem.

3.2 – Objetivo Especifico

Conhecer um pouco mais sobre a cultura e religião dos italianos, com o intuito de se aproximar de suas origens e assim poder entender as várias expressões das questões sociais dos mesmos que chegará até a categoria dos profissionais Assistentes Sociais em seus possíveis equipamentos.

4 - HIPÓTESE

Podemos perceber como os Brasileiros são acolhedores com os Imigrantes Italianos, como ao decorrer das décadas adaptamos costumes culturas e tradições deles. Dessa forma os Imigrantes Italianos se sentem em casa quando se deparam com seus costumes, tradições, religião, se sentem de certa forma próximos ao seu lar, desta forma se sentindo à vontade e acolhidos.

5 - DESENVOLVIMENTO

CARACTERISTICAS DA ITÁLIA

A Itália é um País europeu localizado no sul do continente, seu território é banhado pelo mar mediterrâneo. O País em questão possui uma população estimada em 59,8 milhões de habitantes. A principal cidade é Roma, sendo a capital nacional da Itália.

A Itália é um País desenvolvido, ocupa um lugar em destaque no cenário mundial, pois apresenta um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do planeta, além de integrar os principais organismos internacionais. A Itália Assim como o Brasil Possui uma variedade de climas com destaque para o tipo continental, altitude e mediterrâneo (com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos).

Os principais produtos exportados da Itália são: Automóveis (Fiat, Aprilia, Ducati, Piaggio, Ferrari, Maserati, Lamborghini e Pegani), produtos químicos, produtos elétricos, eletrodomésticos, tecnologia aeroespacial de defesa, armas de fogo, moda e alimentos.

Uma atividade de grande destaque para a economia italiana é o turismo, uma vez que o País possui o maior número de patrimônios mundiais da UNESCO.  Esse fator faz com que o país seja um dos principais destinos turísticos do mundo, recebendo anualmente cerca de 37 milhões de turistas.

A nação Italiana surgiu a partir da mistura de diversos povos, como os latinos, sabinos, úmbrios, samnitas, toscanos, etruscos, gregos, celtas, além de germânicos, sarracenos e normandos. A língua oficial do país é o italiano, no entanto, outras são faladas pela população, como: sardo, napolitano, vêneto, friulano, francês, alemão e esloveno.
Governo: República Parlamentarista.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,854 (muito alto).
Esperança de vida: 80,4 anos.
Mortalidade infantil: 5,94/mil nascidos
Alfabetização: 98,5%.
Moeda: euro.

A IMIGRAÇÃO

A imigração italiana foi uma estratégia política entre Brasil e Italia para resolver alguns problemas internos de cada país, por volta da década de 1870, começaram a chegar os primeiros navios de imigrantes vindo da Europa, não vieram somente italianos mais também imigraram espanhóis alemães e da Ásia os japoneses. O Brasil precisava de mão de obra que substituísse a mão de obra escrava e também precisava de novas técnicas de cultivo e de novos produtos, de mais pessoas para expandir novos territórios, outro fator levado em consideração na época era de embranquecer a população segundo a visão dos governantes, pois para eles haviam negros demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com