TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação do modelo de gestão

Projeto de pesquisa: Implementação do modelo de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE PIRASSUNUNGA

CURSO TECNOLOGIA DA GESTÃO PUBLICA

PAULO SERGIO FRANCISCO

RA: 8174744205

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)_Mod. Online Relatório Parcial

TUTOR EaD: ALEX ZOMPERO BEZERRA

PIRASSUNUNGA / SÃO PAULO

2013

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Modelo de Gestão mais apropriado à GH LUBRIFICANTES

Projeto Interdisciplinar aplicado à gestão de tecnologia apresentado como requisito do curso de Tecnologia da Gestão Publica da Universidade Anhanguera Uniderp, pólo Pirassununga, sob a orientação do tutor EaD Alex Zompero Bezerra.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Neste projeto acadêmico, que será baseado no estudo de caso realizado na empresa GH LUBRIFICANTES distribuidora de lubrificantes, através de pesquisa de campo e escrita, levantarei os pontos fortes e fracos desta empresa. Farei uma relação com a literatura e de forma clara mostrarei alternativas que possam agregar valor e conhecimento tanto para empresa quanto para os alunos.

A empresa GH LUBRIFICANTES iniciou suas atividades há 25 anos, neste período, sempre voltada para a qualidade e o respeito ao cliente, construiu uma trajetória de sucesso, tornando-se referencia no mercado paulista. Em nosso portfólio são encontradas as marcas tradicionais que possuem aprovação de desempenho e qualidade nacional e internacional. A empresa trabalha com a mais completa linha de lubrificantes industriais e automotivos, bem como amplo leque de produtos agregados.

1.1 Objetivos e Metas

Adotei trabalhar com uma organização de porte médio por estes tipos de empresas apresentarem uma grande relevância socioeconômica e por oferecerem contribuições em todos os setores. Para Souza (1995), as principais contribuições são:

• estimulo a livre iniciativa e á capacidade empreendedora;

• relação capital/trabalho mais harmonioso

• possível contribuição para geração de novos empregos

• efeito amortecedor dos efeitos do desemprego

Enfatizo que o objetivo da realização de um diagnostico empresarial é muito oportuno, pois a maior parte das empresas de médio porte é administrada por empresários, normalmente atuando de forma empírica, sem conceitos de gestão e sem planejamento, o que reflete o alto índice de mortalidades desses empreendimentos.

Minha meta e agregar valores onde a empresa GH LUBRIFICANTES tenha respeito no mercado, sendo reconhecida constantemente em congressos e seminários e seus valores são nossas crenças porque acredito no que faço e agir com seriedade e respeito é minha meta.

1.2 Metodologia

Segundo Vergara (2004) os tipos de pesquisas são definidos utilizando-se de dois critérios básicos, quanto aos fins e quantos aos meios.

O trabalho utilizará o tipo de pesquisa, quanto ao seu fim. A pesquisa descritiva “que expõe características de determinada população ou determinado fenômeno não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação (VERGARA 2004, p.47).

Adotei o método de pesquisa explicativa com técnicas de estudo de caso, utilizando-se de coleta de dados, documental e entrevista.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em CHIAVENATO (2003), a analise do ambiente interno é:

“Um esforço sistêmico e metódico de ampliação do conhecimento dos elementos da Organização e do sistema em que ela está situada”.

Esse esforço é dirigido á ampliação do conhecimento que se tem na organização, sua performance financeira, seus empregados, seus produtos, sua estrutura organizacional, seus concorrentes e seus clientes.

Nos componentes organizacionais, temos os pontos fortes, fracos e a melhorar. Como pontos fortes destacam as características positivas da organização, as quais incentivam ou colaboram para o crescimento da mesma. Como pontos fracos, entendo as características ou aspectos negativos da empresa, que prejudicam o cumprimento do propósito da mesma, como por exemplo, a ausência de manuais de usuário claro e legíveis nos produtos. E os pontos a melhorar, são aqueles que podemos considerar como características positivas da empresa, só que não possuem grau suficientemente para contribuir com os propósitos da empresa, exemplo controle de estoque para evitar a falta nos pedidos.

Segundo WOOD (2000), as mudanças sociais são mudança de crença, valores e atitudes que despertam nos membros de cada sociedade a necessidade de se adaptar as novas situações buscando o bem estar. Já as mudanças políticas são determinadas pela opção ideológica do grupo que detêm o poder. As mudanças econômicas são determinantes de uma série de mudanças na sociedade, como por exemplo, numa época de expansão pode haver também aumento de demanda. Para isso as organizações devem aprender a lidar com flutuações do mercado. Essas mudanças devem se tomadas dentro de uma ética prevalecente na sociedade em geral e também na organização em particular.

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO)

3.1 Dados da empresa

A GH Lubrificantes situa-se em Leme interior de São Paulo na Avenida Visconde de Nova Granada nº 78 com telefone (19) 3571-3692, com um quadro de 12 funcionários sendo 01 proprietário/gerente, 04 na área administrativa, 04 na linha de troca de óleo e 03 vendedores internos.

Seus principais produtos são; óleos e filtros automotivos tanto na linha leve e pesada

3.2 Informações sobre receita mensal

Fluxo de caixa: 70.000.00

Lucratividade: 20%

3.3 Questionário com coletas de dados dos colaboradores.

Analise dos colaboradores Satisfeito Muito Satisfeito Pouco Satisfeito Total

Clima organizacional da empresa 3 5 3 11

Metas de trabalho a cumprir 4 5 2 11

Satisfação no ambiente de trabalho 6 5 0 11

Relacionamento entre funcionários e chefia 11 0 0 11

Relacionamento entre funcionários e clientes 11 0 0 11

4. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO

4.1 FILOSOFIA DA EMPRESA

A filosofia da empresa esta dentro do contexto nela apresentado, existe o comprometimento da direção e de seus colaboradores na gestão do negocio, seja ela na ética, credibilidade, seriedade e transparência.

4.2 FORMATO DO NEGOCIO

A atividade principal da empresa é de distribuição de óleos lubrificantes em geral, dentro deste formato a GH LUBRIFICANTES corresponde com a necessidade do negocio, pois todas as operações tanto na área logística como na área comercial tem um modelo simplificado e dinâmico. Sua administração é feita pelo próprio proprietário, treinando seus colaboradores diretamente no modelo sugerido pela empresa.

4.3 TATICAS DE VENDAS NO MERCADO

PONTOS FORTES

Linha completa de produtos automotivos e agregados

Investimentos em equipamentos e parcerias com empresas do ramo automobilístico

Campanhas promocionais nos pontos de vendas

Preços competitivos e adequados para cada segmento no mercado

Treinamento da equipe de vendas e de manutenção, com informações técnicas e praticas

PONTOS FRACOS

Falta de promotores de vendas para atuar nas lojas de auto-serviços e supermercados

Não possui televendas direcionadas aos clientes com informações, lançamentos e promoções

Falta de investimento em campanhas promocionais (brindes, etc.)

4.4 MISSÃO

Atender as necessidades do mercado, agregando valores aos produtos, atingindo nossos objetivos de rentabilidade, excelência operacional e responsabilidade social, acompanhando a evolução do mercado, respeitando a comunidade e o meio ambiente.

4.5 VISÃO

Ser a melhor empresa Lemense no ramo de distribuição de óleos e lubrificantes nos próximos 05 anos.

4.6 VALORES

Tradição, honestidade, confiabilidade do mercado, qualidade em constante movimento, políticas comerciais agressivas, foco em nosso negocio, agilidade e competitividade.

4.7 MODELOS DE GESTÃO

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE MARKETING

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto, Administração Estratégica em busca do desempenho superior. São Paulo: Saraiva,2003.

VERGARA,S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração.5ª.Edição São Paulo: Atlas,2004.

WOOD, Thomas Jr. Mudança Organizacional. 2ª edição. Editora Atlas, São Paulo,2000.

SOUZA,M de A.F. de. Pequenas e medias empresas na estruturação industrial. Brasilia: SEBRAE.

...

Baixar como  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »