TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Economia

Exames: Introdução A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Ha muito tempo, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China, nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública). A filosofia, também, teve grande influência na Administração. Sócrates, Platão, Aristóteles já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.

Nessa evolução histórica, se destacaram: a Igreja Católica, exemplo de organização formal eficiente Romana e as Organizações Militares, exemplo de hierarquia de poder rígida. Noções que ainda influenciam as organizações modernas. Um acontecimento que modificou o ambiente organizacional foi à revolução industrial. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que deu maior capacidade de comunicação e transporte.

A publicação de Adam Smith, "A Riqueza das Nações", o qual reforçou a importância do planejamento e da organização e Karl Marx, "O Capital", o qual incentivou a pressão do proletariado, tiveram grande influência no periodo levando as empresas a buscarem maior racionalização do trabalho. Apartir do final do século XIX, os "criadores de impérios" passaram a comprar concorrentes e fornecedores para garantir seus interesses. Assim, as empresas tornaram-se muito grandes para serem administradas por familiares, e foi surgindo à necessidade de gerentes profissionais para organizar a magnitude de recursos que elas conseguiram acumular. O conjunto desses faotes e acontecimentos deram origem às condições propícias para a busca de bases científicas, melhoria da prática empresarial e surgimento das teorias administrativas.

Conclusão

Podemos verificar como foi importante o interesse nas pesquisas na área da Administração, para dar início ao surgimento das muitas teorias neste ramo de estudos, todos os pesquisadores com seu grau de importância para este surgimento.

TEORIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Introdução

O objetivo deste conteudo é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Os temas a seguir abordados relatam as principais características da teoria clássica da administração, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria das relações humanas, teoria comportamental, tema Organizações Mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo? E teorias administrativas: a evolução em decorrência das necessidades.

Teoria clássica da administração

Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios Básicos, Fayol então relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa, Espírito de equipe.

Teoria da burocracia

A teoria da burocracia foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades.

Burocracia é a organização eficiente por excelência, e para conseguir essa eficiência, ela precisa detalhar antecipadamente e minuciosamente como as coisas deverão ser feitas, mas acaba se esquecendo dos aspectos variáveis que se devem ser considerados, o que na sua negligencia acaba trazendo diversas disfunções na realização de ações especificas.

Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:

Formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica e meritocracia, profissionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com