TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução da Logística no Comex

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina: Logística para Comércio Exterior

Professor: Ricardo De Martino

Aula 1 : Introdução a Logística:

Definição: Logística é a arte de planejar e controlar o movimento de materiais/mercadorias, através da cadeia de suprimentos. Entende-se por logística toda atividade direcionada ao deslocamento de materiais/informações, desde a fonte (origem) ao consumidor final (destino).

É o conjunto de planejamento, operação, e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a produção até a entrega, assegurando assim vantagens competitivas na cadeia de abastecimento e conseqüentemente a satisfação do cliente.

O propósito da logística é aperfeiçoar o fluxo de materiais ou produtos acabados, dentro e fora da empresa. Ou seja, é supervisionar tudo que esteja relacionado à cadeia de suprimentos. A palavra logística no francês é traduzida como “logistique”, que deriva de “loger” (colocar, alojar e habitar). Este termo originalmente significa o transporte, abastecimento e alojamento de tropas.

A logística deve prover os meios para entregar os bens: No lugar certo, no tempo certo, na quantidade certa, com a qualidade certa e no preço certo. Em um mundo sem fronteiras, ligado pela internet, onde a velocidade é a palavra chave, a entregado do material torna-se vital para a continuidade do negócio.

A logística é também considerada um ramo da gestão, cujas atividades estão voltadas para o planejamento, tendo em vista custos de armazenagem, circulação (água, terra e ar) e distribuição dos produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos seguros para o trâmite de todo o processo.

Os especialistas em logística passam a maior parte do tempo estudando os processos, com o objetivo de superar as metas atuais em termos de rotas, sistemas e infra-estrutura. Como o desenvolvimento do capitalismo a partir da revolução industrial, a logística tornou-se cada vez mais imprescindível tornando as empresas mais competitivas.

A cadeia logística é composta de diversas fases. Uma das fases mais importante está relacionada ao fluxo de informação. Com a tecnologia cada vez mais avançada, os softwares desenvolvidos para a cadeia logística, acrescentam mais velocidade no controle da cadeia.

Existe uma frase na logística que diz “melhor notícia ruim, do que nenhuma notícia”. O silêncio ou a falta de informação do prestador de serviços pode comprometer toda a cadeia. No atual cenário de competição global, as empresas buscam inovações e novos mercados, ultrapassando as barreiras antes impostas pelas proteções de cada país.

Para se conquistar novos mercados é preciso rapidez, agilidade e qualidade dos produtos e dos serviços. Podemos concluir então que logístico é o processo de gerenciar a movimentação e armazenagem dos estoques e também as informações relativas ao processo. Destacamos como atividades chaves para a logística o transporte, o foco no estoque, informação, armazenagem, e manuseio das mercadorias.  

Exemplos de Fatores que agregam valor junto a Logística:

  1. Lugar: Uma Geladeira instalada em casa funcionando agrega mais valor do que em uma loja exposta para venda. Na loja, a geladeira possui apenas o seu valor de venda, enquanto que funcionando em algum estabelecimento ou casa, agrega.

Um refrigerante sendo vendido em um estádio de futebol (espetáculo) é diferente de ser vendido em um supermercado. Os valores diferem, pois o fator estádio agrega mais valor do que o supermercado.

  1. Tempo: O consumidor que compra via internet, está pensando em otimizar seu tempo, sem pagar estacionamento ou enfrentar filas nas lojas. Ele receberá sua mercadoria em casa sem ter que se deslocar para comprá-la.

O jornal que é rodado a noite agrega valor sobre o tempo. Este jornal somente será interessante para o cliente pela manhã, ou durante o dia. Chamamos este produto de perecível. Notícias desatualizadas perdem seu valor agregado.

  1. Qualidade: As frutas precisam de uma temperatura controlada, e o transportador deve manter esta temperatura, agregando valor à qualidade do produto a ser consumido.  

Uma bicicleta azul vendida na loja precisa ser a mesma mercadoria entregue para o cliente. O fator qualidade deve ser cumprido pelo estabelecimento comercial. Tenho que entregar por aquilo que vendi. Nem mais nem menos. A qualidade da atividade logística é muito importante.

  1. Informação: O rastreamento de uma carga minimiza a probabilidade de erro na informação junto ao cliente. Uma empresa que possui um sistema de rastreamento (tracking tracer) está preparada para enfrentar um mercado competitivo.

PRIMEIRA FASE DA LOGÍSTICA: (Segmentada).

  1. Surge com José como governador do Egito (1.500 a.C.).
  2. Aperfeiçoada no meio Militar.
  3. Necessidade de abastecimento.
  4. Segunda grande guerra mundial.

A primeira fase do Pós-guerra o foco estava junto a Produção.

A produção, era PRADONIZADA. Os uniformes eram iguais, os eletrodomésticos eram iguais, as armas iguais, os jipes, aviões e taques tinham um mesmo padrão. A Coca-Cola produzia Coca-Cola, ou seja, somente refrigerantes.

A preocupação era com o estoque. Havia um grande varejista, que vendia somente para um consumidor final. Não havia produtos diversificados, e nem segmentos diversificados. Consequentemente os custos de estoque eram muito altos. A competição, não era acirrada. Esta fase pode-se dizer que foi até meados de 1950.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (220.4 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com