TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invasão de privacidade

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará a análise do caso “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários” na qual a empresa passa a ter informações sobre a rotina e a vida pessoal de seus colaboradores por uma empresa de investigação contratada, onde foi montado um dossiê registrando os aspectos recolhidos de sua vida privada.

O motivo para a medida seria o fato de, na avaliação da instituição, a quantidade de pedidos de licença médica ser excessiva na época. O objetivo era identificar se algum dos 152 licenciados nos quatro anos de investigação estaria praticando algum tipo de fraude, usando o período de licença médica na instituição para desenvolver alguma outra atividade profissional remunerada.

Assim o objetivo desse trabalho é aplicar o conhecimento obtido com as disciplinas do semestre principalmente Ética e Sistema de Informação, no caso em questão com o objetivo específico de fazer uma reflexão sobre a ética empresarial e a forma como uma empresa deve utilizar os avanços tecnológicos de forma positiva e negativa, através de fundamentação teórica embasada em pesquisa bibliográfica digital.

2 DESENVOLVIMENTO

A ética empresarial é o ramo da ética diretamente ligada às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.

A ética em si é referente à teoria da ação justa e moral, tendo freqüentemente um significado equivalente ao da filosofia moral. A ética também tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade e a origem desta. O núcleo fundamental da ética descritiva é a análise da experiência moral (consciência moral, dever, responsabilidade, decisão, etc.) e dos tipos de ação que correspondem aos diversos valores particulares (ética do trabalho, da intenção, da responsabilidade, do êxito, etc.).

O banco inglês que tem sede em Curitiba - teria contratado uma empresa especializada em investigações privadas para monitorar os funcionários. O motivo para a medida seria o fato de, na avaliação da instituição, a quantidade de pedidos de licença médica ser excessiva na época. O objetivo era identificar se algum dos 152 licenciados nos quatro anos de investigação estaria praticando algum tipo de fraude, usando o período de licença médica na instituição para desenvolver alguma outra atividade profissional remunerada.

Os investigadores abordavam os funcionários na rua se passando por entregadores ou pesquisadores. Segundo a ação, os investigados também teriam revirado os lixos das residências dos funcionários licenciados. Houve casos em que os investigadores chegaram a entrar na casa dos licenciados, inclusive filmando e fotografando cômodos.

Os dossiês montados pelo banco indicavam horários de saída de casa, local de destino, meio de transporte, hábitos de consumo e informações sobre cônjuges e filhos. As informações coletadas incluíam também antecedentes criminais, ajuizamento de ações trabalhistas pelos funcionários licenciados, participação em sociedades empresariais e até listas de bens, como carros.

Houve violação á intimidade da vida privada, honra, imagem e domicílio e principalmente houve desrespeito ao princípio da dignidade humana. Foi concluído que o banco reclamado infringiu normas Constitucionais dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.

A sentença também proíbe o banco de realizar investigações ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada de seus empregados, sob pena de pagamento de multa de 1 milhão de reais por investigação. Os trabalhadores investigados ainda podem entrar na Justiça para obter indenizações individuais.

2.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Sociedade da Informação é um termo também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia, que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.

A sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário, está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação, atribuindo-lhe várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com