TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Locke

Ensaios: John Locke. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

Jonh Locke -

Nascido em 29 de agosto de 1632 na cidade de bristol e filhos de burgueses . Locke vivenciou um momento de bastante alvoroço dentro da organizaçao politica -economica do seu país a revolução gloriosa ." A revolução gloriosa assinalou o triunfo do liberalismo politico sobre o absolutismo e , com a aprovação do Bill of rights em 1989 , assegurou a supremacia legal do parlamento sobre a realeza e instituiu na inglaterra uma monarquia limitada"(mello , 82)

Jonh locke era opositor aos stuarts , foi politicamente perseguido e teve que se exilar na Holanda. voltou á inglaterra após a vitoria da revolução gloriosa. Publica em 1689-1690 suas principais obras: cartas sobre a tolerancia ,ensaio sobre o entendimento humano e dois tratados sobre o governo civil .

Locke se formou em medicina pela universaidade de Oxford e suscetivamente se tornou professor da mesma . em 1866 foi solicitado para designar o papel de medico e conselheiro de Lord shaftesbury que era uma politico liberal opositor ao rei carlos II no parlamento . shaftesbury foi o mentor politico de Locke e atraves dele locke se aproxima da vida politica .Shafsterbury toma partido do prlamento e se associa a forças que impusionam o parlamento e leva junto consigo Locke , Porem Shaftesbury possuia varios problemas de saude e Locke como seu médico particular acaba indo morar com ele , por um período de aproximadamente seis anos . E toma cargos que seguem a nomeaçao publica do lorde .entao locke segue carreira na politica acompanhando shafsterbury. mais tarde Locke faz uma série viajens ao continente europeu , onde conhece uma série de intelectuais . Volta para inglaterra e arruma um emprego publico , vai trabalhar na câmara de comércio. Até o momento em que se dá uma reviravolta na Revoluçao inglesa que leva shaftesbury a se exilar na Holanda pelo fato do lorde ser membro do parlamento e ser acusado de conspiração contra o rei . Por ter trabalhado por muitos anos com a familia do lorde o nome de locke acaba sendo associado ao de shafsterbury, portanto Locke foge tambem para holanda onde ele permanece até 1689, e nesse periodo Locke produz grande parte de sua obra . Entre elas os dois tratados sobre o governo civil aproximadamente em 1679-80 no qual o segundo tratado sera mais aprofundado neste texto. Essas obras só são publicadas em 1690 anonimamente quando locke retorna para Inglaterra . Depois que de Orange sai vitorioso e Jaime II é deposto . Quando monarquia inglesa já está constituida .Sua vida publica e reconhecimento politico se dá bem tardiamente , pois suas maiores obras são publicadas em 1690 e Locke falece em 1704.

O primeiro tratado é uma refutação literal á obra O patriarca de Robert Filmer . Locke a partir de uma critica minuciosa dos pressupostos apresentados pretende negar a tese defendida de que a legitimidade do absolutismo estaria alicerçada no direito divino dos reis. na qual os modernos eram descendentes da linhagem de Adão e herdeiros legitimos da autoridade paterna de Adão a quem Deus outorgara o poder .

" Desde que surgiu no mundo uma geração pronta a lisonjear os príncipes formulando a opnião de que estes estão investidos de um direito divino de exercer o poder absoluto, sem levar em conta leis destinadas a reger a instituição de seu cargo e o exercício de seu governo ,ou condições para que eles iniciem suas funções ,ou ainda o compromisso de respeitá-las,fosse este ratificado por juramento ou promessas de maior solenidade ,estas pessoas negaram à humanidade seu direito à liberdade natural : assim fazendo,não somente expuseram todos os indivíduos á pior miséria da tirania e da opressão ;tanto quanto puderam ,mas ainda os títulos dos príncipes tornaram-se duvidosos e seus tronos abalados (pois ,segundo esta doutrina , todos os príncipes co uma unica exeção , também eles nascem escravos , e, em virtude de um direito divino são herdeiros legítimos de Adão ),como se eles quisessem entrar em uma guerra contra todo o governo e inverter as próprias basas da sociedade humana ."( locke , p.22)

O segundo Tratado apresenta uma formulação teórica acerca do seu surgimento que, por si só, já fixa o rumo da solução do problema que a todos preocupava (a questão das atribuições). "Um ensaio sobre origem ,extensão e objetivo do governo civil".Nele Locke sustenta á tese de que o consentimento expresso dos governados é a unica fonte de poder politico legítimo.E acentua a importancia do poder legislativo em detrimento ao execultivo

O ensaio anterior mostrou que Adão não tinha direito natural de paternidade e nem de Deus ao dominio sobre o mundo , e que mesmo que ele os tivesse seus herdeiros não teriam esse direito .Que mesmo que não houvesse uma lei da natureza ou lei específica de Deus um herdeiro escolhido ao direito de sucessão e o de governar não poderia ser determinado.E que mesmo que fosse determinado já não se saberia a quem pertencia o direito de herança.

O estado de natureza- O modelo Jusnaturalista de Locke possui traços de semelhança ao de Hobbes , já que ambos partem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com