TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Locke

Exames: John Locke. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  676 Visualizações

John Locke

John Locke (1632-1704) nasceu no dia 29 de agosto, em Wrington no norte da Inglaterra. Filho de um pequeno proprietário de terras. Foi aluno da Universidade de Oxford. Estudou Filosofia, Ciências Naturais e Medicina. Lecionou filosofia, retórica e grego, também na Universidade de Oxford. Estudou as obras de Francis Bacon e René Descartes. Afirmava Locke que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, à liberdade e à propriedade. Sua teoria foi de encontro ao absolutismo na Inglaterra.

Como filósofo político é considerado o visualizador da democracia liberal, onde a liberdade e a tolerância é o princípio fundamental do direito humano. Sua teoria criticava o direito divino do rei, afirmando que os regimes de governo eram criação humana e que não tinham origem nas questões religiosas.

Como representante do individualismo liberal, defendeu a monarquia constitucional e representativa, que foi a forma de governo estabelecida na Inglaterra, depois da Revolução de 1688.

Locke exerceu grande influência sobre vários filósofos de sua época, entre eles, George Berkeley e David Hume. Seu discípulo Francês, Etienne Condilac, usou sua teoria empírica para criticar a metafísica, no século seguinte.

Passou vários anos na França e na Holanda e só voltou à Inglaterra quando Guilherme de Orange é coroado rei.

Principais Obras:

Cartas sobre a Tolerância (1689); Dois Tratados sobre o Governo (1689); Ensaio acerca do Entendimento Humano (1690); Pensamentos sobre a Educação (1693).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com