TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e História

Tese: Introdução e História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Tese  •  4.427 Palavras (18 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução e História

O atual presidente do Brasil é um retirante nordestino, que está na política há muitos anos, desde quando era um metalúrgico e lutava pelos direitos da classe trabalhista, onde passou de sindicalista para político.

Lula teve uma vida muito difícil, pois nasceu e viveu parte de sua infância no sertão nordestino, mais exatamente no município de Garanhuns, interior pernambucano. Mas nem sua infância pobre tirou a garra e a força de vontade, ele ainda passou por uma série de coisas quando pequeno, uma das, foi a viagem do pai para Santos, onde deixou a família para trás e Lula só foi reencontrá-lo depois de sete anos, após uma longa viagem com sua mãe e seus irmãos em um pau de arara, eles chegaram ao Guarujá e tiverem uma surpresa, pois o pai de Lula já havia formado outra família, foi ai que depois de algum tempo, houve a separação dos pais do mesmo.

Lula foi alfabetizado em um grupo escolar, durante o convívio com as duas famílias de seu pai, e aos doze anos começou a trabalhar, até conseguir ingressar em curso de metalúrgico e ir trabalhar em fábrica do gênero, mas depois de três anos ele se formou e foi para outra metalúrgica, onde acabou perdendo seu dedo mínimo em um prensa hidráulica.

Depois ele mudou para São Bernardo do Campo e foi construir sua vida, desde trabalhador à sindicalista e político, Lula passou por uma série de coisas, entre prisão, candidaturas, mudança de nome, onde adotou legalmente o nome “Lula”, e muito mais.

Luís Inácio se candidatou cinco vezes para presidir o país, e na sua quarta tentativa no ano de 2006, o povo o elegeu presidente do Brasil

CURIOSIDADES:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito nesta quinta-feira (29) pela revista americana “Time” como o líder mais influente do mundo. Lula encabeça o ranking de 25 nomes e é seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.(Publicado em 29/04/2010 Revista The Times) (Fonte: UOL)

Estilo Lula De Liderança

Recentemente a Folha de São Paulo fez uma extensa e interessante análise sobre a Era FHC, abordando inúmeros aspectos de sua gestão, em um caderno

Recentemente a Folha de São Paulo fez uma extensa e interessante análise sobre a Era FHC, abordando inúmeros aspectos de sua gestão, em um caderno especial com mais de dez páginas. Sua conclusão foi contundente: tivemos um excelente Presidente da República e um governo sofrível.

A vitória de Lula, e seus primeiros passos, instigam nossa veia prospectiva a tentar antecipar o que ocorrerá daqui a 4 ou 8 anos. Como será avaliado o Presidente? Como será avaliado seu Governo? Talvez ainda seja muito cedo para qualquer análise e, exercícios deste tipo hoje estariam muito mais no campo da adivinhação, tamanho o número de variáveis desconhecidas que ainda prevalece no cenário político econômico .

No entanto, em nosso campo mais próximo, o do management, nós podemos antever algumas características de liderança no novo Presidente que merecem interesse e destaque. Deste fato nós já podemos ter certeza: efetivamente, sem a menor sombra de dúvidas, hoje nós temos um líder diferente do presidente anterior. Sem nenhum interesse específico, e firmando a análise no campo técnico da gestão, no meu ponto de vista o "Estilo Lula de liderar" é extremamente compatível com as propostas feitas pelos principais estudiosos sobre o Líder do Século XXI.

Se olharmos as idéias de Bennis, de Vries, Useem, Heifetz, Kouzes, e modestamente nossas pesquisas que realizamos no Brasil, veremos que Lula tem um conjunto de atributos compatível com as exigências do contemporâneo. É evidente que estas idéias se concentram muito mais no campo das empresas privadas. Restaria a pergunta sobre sua aplicabilidade ao governo de uma Nação, como a brasileira.

O perfil de Lula poderia ser traçado dentro dos seguintes padrões, quase um benchmarking para a presidência de uma organização privada.

Estilo Lula de Liderança

1. Amigo da mudança

2. Instigador de mutantes

3. Vontade de aprender

4. Alocador de competências

5. Formador de pactos

6. Criador de desafios

7. Negociador

8. Pratica o reconhecimento

9. Democrata na análise

10. Assertivo na implantação

11. Promove a participação

12. Um Ser Humano liderando Seres Humanos

13. Motivador

14. Persistente

O único atributo que não colocamos refere-se ao Fazer Acontecer, cuja eficácia será demonstrada ao longo de seu mandato. É evidente que a vitória eleitoral, a escolha da equipe, e os primeiros passos de seu governo servem como importantes provas iniciais de uma possível capacitação também nesta área. Outros atributos mais situados no campo das virtudes podem, também, servir para um forte complemento: emotivo, honesto, ético, transparente.

Mais do que tudo, entretanto, Lula tem o dom de ser um líder carismático, qualidade mais atribuída do que adquirida (ou seja uma característica nata) o que irá alavancar todos os demais atributos de origem comportamental e até atitudinal descritos anteriormente. Já que a "esperança venceu o medo", nos resta, com grande fé, esperar, no sentido de esperançar, que daqui a quatro ou oito anos a análise final da Era Lula seja a de um "Grande Líder, um Grande Governo", e jamais um "Grande Líder, um mau Governo". O Brasil não pode depender apenas de bons presidentes. Precisamos de muito mais.(Retirado do site: RH portal)

A Era Lula

Lula acaba de vencer as prévias internas do PT. Alguns anos atrás a disputa entre Lula e Suplicy não seria imaginada nem mesmo pelos mais criativos militantes petistas. Primeiro, porque entre os dois existem poucas diferenças ideológicas e programáticas. Segundo, porque a liderança de Lula no PT era, até então, inquestionável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com