TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Na Organizações

Dissertações: Liderança Na Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  4.795 Palavras (20 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 20

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

O desempenho satisfatório de uma organização esta relacionado diretamente ao ambiente que se caracteriza através das pessoas sofrendo influências a todo o momento. Portando, utilizar meios para desenvolvê-las trabalhando as potencialidades dos colaboradores internos é tarefa indispensável do líder dentro da Organização, principalmente com o aumento da competitividade na atual conjuntura globalizada.

A abordagem do papel da Liderança na organização quanto a sua análise aponta fatores ligados à política empresarial e cultural, para que a empresa atinja seus objetivos e metas. A pesquisa ressalta o papel do líder, com intuito de reduzir os conflitos no ambiente de trabalho. Neste contexto, pergunta-se: a gerencia ao adotar a postura de líder eleva a motivação da sua equipe, assim como a produtividade e comprometimento dos colaboradores? Entender os conceitos sobre liderança e adquirir suas habilidades, são essenciais para o sucesso das organizações. A opção do assunto justifica-se por considerar o tema liderança uma questão essencial para qualquer empresa que deseja obter maior qualidade e produtividade, trabalhando as potencialidades do capital humano.

A demanda por líderes capazes de melhorar o sistema torna-se cada vez mais necessária. Concentrar-se no líder também reduz as complexidades organizacionais a condições simples que as pessoas conseguem entender e comunicar.

Ao imaginar a organização no formato de uma pirâmide, presume-se que todos os colaboradores trabalhem sob ordens de alguém que está acima deles na trajetória organizacional. Com isso, espera-se que gerentes sejam “responsáveis” pelo planejamento, organização e avaliação de tudo que acontece na empresa, enquanto os subordinados são “responsáveis pela execução de tarefas estabelecidas pela gerência”. Dessa forma os colaboradores têm a percepção de que fazem todo o trabalho.

No entanto, seria melhor virar essa pirâmide, de modo a colocar os administradores na base. Com essa inversão ocorreria um efeito sutil, porém transformador, o qual informaria a nova responsabilidade de cada um. Na verdade, o gerente deve trabalhar para seus colaboradores, pois se ele vencer, todos os demais vencerão. E o líder pode mudar de estilo de acordo com colegas de trabalho ou com as situações diárias. Para isso, três habilidades são importantes: flexibilidade, diagnóstico e acerto.

4 CONCLUSÃO

Como observa-se acima a liderança implica respeito que cria o ambiente favorável no trabalho. Todos devem cuidar para que as palavras não ofendam, pois num ambiente de desrespeito, desconfiança e desunião pouco é o que se pode produzir. Além da solidificação da liderança dentro da empresa, tem-se a consciência de que é preciso praticá-la constantemente.

As mudanças e as novas idéias sempre devem fazer parte desse ambiente; se é para mudar para melhor, então é melhor mudar. Este pensamento deve estar sempre presente; quem faz melhor, está evoluindo. E há sempre uma forma de melhorar o trabalho para que ele não seja rotineiro e aborrecido. Fazer tudo sempre da mesma maneira, sem nenhuma variação ou renovação, faz fracassar a capacidade de iniciativa da inteligência, submergindo as pessoas no marasmo, no tédio e na desconfortável sensação de inutilidade.

Cultura Organizacional.

Índice .

1.0 - O que é Cultura Organizacional .

1.1 - Componentes da Cultura Organizacional.

1.2 - Qual a Importância da Cultura Organizacional.

1.3 - Pode-se ou Deve-se Mudar a Cultura de uma Organização?

1.4 - Ferramentas que Ajudam na Mudança da Cultura da Organização.

1.5 - Aplicação das Ferramentas Citadas.

2.0 - Tipos de cultura organizacional.

2.1 - O papel da Cultura Organizacional Frente à Organização e Seus Trabalhadores.

2.2 - Tipos de Cultura.

2.3 - Considerações Finais.

3.0 - Bibliografia

1.0 - O que è cultura organizacional

A cultura organizacional: é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

1.1- Componentes da Cultura Organizacional.

Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com