TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linchamento

Casos: Linchamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Linchamento - Problema de Segurança Pública

Nossa sociedade, atualmente, passa por momentos de fragilidade, descrença e insatisfação na efetividade das ações da Segurança Pública. Tem-se a consciência sedimentada de que as leis existentes no ordenamento jurídico refletem os anseios de justiça. Entretanto, quando observamos a tentativa de realizar "justiça com as próprias mãos" por parte da sociedade, não encontramos legitimidade no sistema legal.

O autor Rudolf von Ihering em sua obra "A Luta pelo Direito", apresenta a discussão de que o direito deve buscar a paz, ou seja, um equilíbrio no sentimento de justiça. Na obra, a busca pela efetividade do direito deve ser munida de força, além disso também é discutido que o indivíduo toma a consciência de que essa busca deve partir dele para com o grupo.

A Segurança Pública tem enfrentado diversos problemas na forma com que alguns indivíduos têm reagido, violentamente, ao se depararem com possíveis criminosos. O sentimento de impunidade paira sobre a sociedade, e isso deveria ser transformado em força motriz para que houvesse uma busca pelo direito à paz.

A legitimidade da luta social na busca por justiça acontecerá no momento em que o Estado aplicar, efetivamente, políticas de Segurança Pública que reflitam a realidade dos direitos individuais. Ao discutir problemas que envolvam descumprimento das leis, conforme Ihering, deve-se buscar não apenas o cumprimento do código (legislação em vigor), mas também a busca pela aplicação do direito pleno.

O linchamento público não pode ser encarado como sendo a forma correta de se buscar o direito, muito menos como demonstração de força. Ao contrário, essa forma de manifestação deve ser vista como mais uma maneira de subtrair o direito do próximo de ter um julgamento pelas autoridades judiciais cabíveis. O indivíduo não deve sofrer esse tipo de violência. Antes deve ter seus direitos humanos, constitucionais, processuais e materiais respeitados. As manifestações populares ocorridas ano passado foram uma forma de demonstrar a força popular na busca por direitos.

A sociedade não necessita de centenas de milhares de leis. O que realmente é preciso é a efetividade dos nossos sistemas de justiça, ou seja, o alcance do direito em sua plenitude (Rudolf von Ihering). A medida que a sociedade (indivíduo) fica inerte quanto à ineficácia do Poder Público em resolver as questões da Segurança Pública, estas só se acentuam. Portanto o direito só é respeitado, na visão de Ihering, quando há o emprego da força. Isso pode ser entendido como a forma que o povo tem de cobrar das autoridades o usufruto de seus direitos.

A conscientização da luta pelo direito ocorrerá, individualmente, depois partirá para a ação e só então se propagará para o grupo. Dessa forma se poderá alcançar o fim dos problemas causados pela inefetividade das normas de Segurança Pública, dentre eles os linchamentos populares, que têm crescido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com