TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO E CRISE ECONÔMICA NA VENEZUELA

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 12

MERCADO E CRISE ECONÔMICA NA VENEZUELA

SUMARIO

INTRODUÇÃO ...........................................................................................

03

1.

Mercado e crise econômica na Venezuela .............................

03

1.2

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA...................................................

04

1.3

OBJETIVOS................................................................................................

06

1.3.1

Geral............................................................................................................

06

1.3.2

Específicos.................................................................................................

06

1.5

REFERENCIAL TEÓRICO..........................................................................

07

1.6

METODOLOGIA..........................................................................................

09

1.7

RESULTADOS............................................................................................

10

1.8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................

12

INTRODUÇÃO

O Estado de Roraima é a unidade da federação mais ao norte do país, integra a Amazônia Ocidental e possui fronteiras com República Cooperativista da Guiana e com a República Bolivariana da Venezuela, nota-se uma localização estratégica, tendo em vista, a possibilidade de estreitar as relações comerciais com os dois países. Podendo ser considerados interessantes nichos de mercado ainda não explorado pelo empresariado roraimense.

Acredita-se que as relações de consumo e mercado de maneira entre Brasil e Venezuela se tornam mais fortes em 2012 períodos em que o país vizinho se passa a compor o bloco do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), acordo entre os países que tem como um dos seus princípios; a livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco.

Desse modo a compreensão acerca da relação comercial das cidades de Boa Vista, Pacaraima e Santa Helena de Uairén que até 2013 foi bastante intensa com a busca por bens de consumo na porta de entrada do país vizinho. Foi possível notar um fluxo grande de consumidores boa-vistenses na busca de preços mais acessíveis e até uma gama maior de produtos.

O hábito de fazer compras em Santa Helena de Uairén por muito tempo se inseriu da cultura do boa-vistense e até turistas vindos do Amazonas também se buscavam por preços mais atrativos e vários produtos de consumo e especialmente por gasolina.

No entanto o percurso em 2015-2016 de inverteu com crise financeira que abateu a Venezuela em consequência sistema governamental ditatorial daquele país que gerou a encolhimento da economia, alta inflação, desvalorização da moeda e até pontos críticos como a escassez de alimentos. Assim Boa Vista se tornou um reduto comercial’ dos venezuelanos em busca de produtos alimentícios bem como outras situações muito mais complexas que podem ser observadas como venezuelanos em busca de moradia e trabalho em Boa Vista.

Vale ressaltar que o petróleo sempre foi o principal instrumento de política exterior da Venezuela, porém ele nunca foi tão usado como durante o governo Hugo Chávez. Deve-se considerar que o ingresso fiscal petroleiro é a principal fonte de recursos que dinamizam os setores não petroleiros da economia. O controle da principal companhia do país foi fundamental para o governo Chávez realizar uma guinada na política econômica em seu governo, porém na atualidade o que resta do governo ‘chavista’ é a Venezuela de Nicólas Maduro devastada pela crise financeira, que tem impulsionado a população a viajar por vários quilômetros rumo ao Brasil em busca de alimentos e bens de consumo.

Nessa realidade que atualmente é evidenciada na capital boa-vistense tem preocupado a população local no que de refere a capacidade de receber os imigrantes e até mesmo o impacto que poderá causar o grande fluxo de pessoas na economia local. Levando em consideração a história do estado de Roraima e os processos pelos quais o estado tem passado para que se possam levantar muitos questionamentos acerca do boom comercial, a capital Boa Vista tem vivenciado.

Dentro Deste contexto analisaremos a relação mercado/política. Como o mercado de produtos básicos foi afetado pela crise politica e pela escolha de dependência do petróleo. Este trabalho foi organizado com os seguintes tópicos a presente introdução, a contextualização do problema, os objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia e por os resultados.

MERCADO E CRISE ECONÔMICA NA VENEZUELA

O estado de Roraima encontra-se inserido em um processo de expansão de sua economia, tem atividades voltadas para o agronegócio em especial de grãos, em sua forma mais significativa, no arroz e milho.

Por muito tempo a economia do estado de Roraima possuiu uma peculiaridade que merece destaque, a maior parte dos empregos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com