TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metade Do Resumo Do Livro Como Se Faz Análise De Conjuntura

Artigo: Metade Do Resumo Do Livro Como Se Faz Análise De Conjuntura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Análises de conjunturas são feitas por nós diariamente, quando tomamos determinadas decisões baseados em uma avaliação por um parecer próprio; levando em conta as informações que temos, avaliando as possibilidades, construindo hipóteses e analisando a situação.

Uma mistura de conhecimento e descobrimento, a análise da conjuntura é um olhar especial, uma leitura diferenciada da realidade feita em função de uma necessidade. Exige um conhecimento especifico dos elementos julgados como também uma percepção, uma compreensão e um descobrir, a partir de dados e informações.

1 Algumas categorias para a análise da conjuntura

São ferramentas essenciais para a análise da conjuntura: acontecimentos, cenários, atores, relação de forças e articulação/relação entre ‘estrutura’ e ‘conjuntura’.

a) Acontecimentos

É importante distinguirmos fatos de acontecimentos.

São muitos os fatos que ocorrem diariamente na vida real, mas só os que têm um sentido especial para um país ou determinada classe social ou pessoa, são os considerados como acontecimentos.

A distinção de fatos, primeiramente, e acontecimentos, segundo a sua importância, é essencial em uma análise da conjuntura; dependendo sempre da ótica de quem analisa.

Uma conjuntura pode ser ótima pra um analisador e, pra um segundo pode ser péssima.

A análise segundo acontecimentos indica sempre os sentidos e revela a percepção de determinado grupo social sobre a realidade ou mesmo sobre si próprio.

b) Cenários

O cenário é o local em que se desenvolvem determinadas ações, podendo se deslocar com o desenrolar dos acontecimentos posteriores.

É imprescindível identificar o cenário onde as lutas se desenvolvem e, suas particularidades.

c) Atores

Um individuo, que representa algo à sociedade, é um ator social. Uma classe social, ou uma categoria social podem ser consideradas atores sociais, como também instituições, a exemplo dos sindicatos, partidos políticos, jornais, rádios, emissoras, igrejas.

d) Relação de forças

As relações de forças se dão entre grupos sociais distintos, podendo ser de confronto, de coexistência ou de cooperação, revelando sempre uma relação de domínio, subordinação ou igualdade.

e) Análise de fatos, eventos tendo como pano de fundo as “estruturas”, ou articulação entre estrutura e conjuntura.

A análise do processo é o que entra em debate nesse ponto. Relacionar a conjuntura (Dados, acontecimentos e atores) à estrutura.

Identificar o conjunto de forças e os problemas relacionados ao acontecimento, também é fundamental. Conhecer e identificar as lutas, os movimentos, as contradições e as forças que o geraram, é perceber o pano de fundo.

Entendendo a lógica interna, o que conduz o movimento e, procurar olhar para o novo, o inédito, é de fato a articulação entre a conjuntura e a estrutura.

Há dois modos de lê a conjuntura, a partir do ponto de vista dominante (lógica do poder), ou a partir do ponto de vista dos movimentos populares, da oposição à classe dominante.

Em geral as análises de conjuntura são conservadoras, partindo sempre do poder dominante, com o fim de organização social mantendo assim o sistema funcionando bem.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com