TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de análise de cenários

Por:   •  29/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 7

Metodologia de Análise de Cenários

Por que analisar cenários?

Porque o passado já é conhecido e o presente é uma linha tênue entre o passado e o futuro, sendo influenciado por esses dois tempos. Já o futuro é não é totalmente fixado/determinado e certo, por isso há uma preocupação em prevê-lo. O futuro é composto por eventos previsíveis e não previsíveis, não sendo portanto, totalmente pré-determinado ou totalmente incerto.

Analisamos o futuro porque as atividades humanas estão voltadas para esse tempo, além disso, o futuro promove melhor planejamento pois orienta as tomadas de decisão tomadas no presente. Dessa forma, o futuro é incerto e pode ser influenciado pelo presente, mas não totalmente determinado por este.

Anos 90

Os aos 90 foram os anos das incertezas/mudanças, por causa da Queda do Muro de Berlim, globalização, surgimento de novos atores. Esse novo cenário repleto de elementos incertos e mutáveis necessitou de um novo método de análise de cenários para explicar essa nova realidade marcada por rápidas mudanças. Antes era mais fácil fazer essa análise porque os eventos/elementos/comportamentos eram menos instáveis e incertos, dessa forma ficava mais fácil mapear um cenário futuro. A partir dos anos 90 essa realidade muda e torna-se necessário um novo método de análise.

Esse novo cenário é baseado no domínio da liberdade – um futuro livre de certezas não sendo previsível ou já determinado, pode tentar prever o futuro, mas esse pode mudar-, domínio do poder – espaço construído a partir das necessidades -, império da vontade – espaço construído a partir de ideias, valores, desejos, não sendo racional. Essa última característica diferencia essa metodologia da Teoria dos Jogos que preza a racionalidade dos atores.

O que é a análise de cenários?

A análise de cenários é a descrição de um futuro com base em jogos coerentes de hipóteses de comportamento plausíveis e prováveis de incertezas. E podemos fazer essa descrição de futuro de 2 formas:

Cenário Exploratório: Descrição de futuro de forma realista e pragmática, excluindo as vontades e os desejos dos formuladores do cenário. Esse cenário se divide em 2 tipos.

  • Cenário Exploratório Extrapolativo: é uma descrição de futuro realista e pragmática que, além de excluir as vontades e os desejos dos formuladores do cenários, adota somente elementos/eventos/comportamentos constantes, isto é, aquilo que ocorreu no passado da mesma forma que ocorre no presente e que tem grandes chances de continuar ocorrendo no futuro. Em outras palavras, trata-se de uma descrição de cenário/futuro livre de surpresas.

Ex.¹: Acordo Mercosul e UE : Não assinatura do acordo da forma como ele é hoje + continuidade das práticas protecionistas.

Prós: proteção a setores nacionais frágeis/ Não haverá aumento de custos/ Não intensifica a crise argentina/ mantém os privilégios da PAC.

Contras: Dificuldade para produtores acessarem os mercados da UE e Mercosul/ Manutenção da lista de exceções à TEC

Ex.²: Situação do Mercosul: Não criação de atores e instituições supranacionais

  • Cenário Exploratório Alternativo: descrição do futuro que exclui os desejos e vontades dos formuladores de cenário e que aborda fatores/elementos/comportamentos que no futuro serão diferente do passado e do presente. Baseia-se no seguinte pensamento: quais são os fatores de mudanças hoje que podem trazer uma realidade futura totalmente diferente de hoje? Esse é um cenário que amplia a análise.

Ex.¹: Fechamento de um acordo focado na cooperação tecnológica e institucional

Prós: Desenvolvimento tecnológico e institucional

Contras: Manutenção das políticas protecionistas no âmbito comercial

Ex²: Engajamento da sociedade civil sobre o bloco.

Cenário Desejado: descrição do futuro baseado nos anseios, ideais, valores dos formuladores de cenário. Embora leve em conta valores e desejos, esses devem ser plausíveis e viáveis de ocorrerem.

Ex¹: o acordo ser assinado como um verdadeiro acordo de livre comércio.

Prós: aumento do fluxo comercial

Contras: setores protegidos seriam afetados

Ex²: Continuar existindo e aumentar a integração regional

Metodologia de Análise

Depois de analisar os dois tipos de cenários possíveis, é necessário identificar o passo-a-passo para montar um cenário.  Por isso, utilizamos de um mapa mental ou teoria. O primeiro passo é delimitar o objeto de estudo, ou seja, definir até onde vamos estudar sobre um tema. Por exemplo, se propusemos estudar sobre integração regional devemos delimitar esse objeto de estudo escolhendo uma parte dele para estudo (Mercosul). Depois de delimitar o objeto de estudo é necessário saber como é o funcionamento/comportamento do objeto de estudo. Por exemplo, depois de delimitado o objeto de análise fica mais fácil identificar como este funciona – como o Mercosul funciona/se comporta? É uma zona de livre comercio perfeita, uma união aduaneira imperfeita que pretende ser um mercado comum.

A terceira etapa é identificar as variáveis relevantes e o jogo de causa e efeito entre elas. Isto é, depois de analisar como o objeto funciona é preciso identificar quais são as variáveis que causam esse tipo de comportamento. Exemplo, quais são as variáveis que causam a estagnação do Mercosul e o não avanço da integração na região?

Ex:

  1. Delimitação de objeto de estudo: Mercosul e União Europeia
  2. Funcionamento: Em 1995 foi assinado o Acordo Quadro entre as duas regiões e até hoje não houve implementações concretas da liberalização econômica.
  3. Variáveis: Protecionismo industrial (Mercosul), agrícola (União Europeia)/ Crise da Argentina/ Rodada Doha/ Acordo de livre comércio com os EUA/ Aumento da lista de exceções a TEC.

Processo Geral do Trabalho

Dando continuidade ao passo a passo para construção de cenários, depois de delimitado o objeto de estudo e como ele funciona foi necessário identificar as variáveis relevantes que condicionam esse funcionamento. Essas variáveis serão denominadas como variáveis relevantes, sendo aquelas que determinam o comportamento do objeto de estudo de acordo com a relação de causa e efeito (processo indutivo ou dedutivo). – Em outras palavras, buscamos entender como funciona a realidade atual/o que interfere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com