TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Economicos

Casos: Modelos Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITARIO PLÍNIO LEITE - UNIPLI – ANHANGUERA

Sistemas econômicos

Niterói

2014

Sistemas econômicos

Trabalho solicitado pela disciplina

de Economia, sob a orientação

da Professora: Márcia Marinho

Niterói

2014

RESUMO

A sociedade e o mundo sempre necessitou de uma forma de negociação de bens e serviços, e com isso, surge a inevitabilidade de configurar modelos econômicos. O objetivo desta pesquisa é identificar como os estudantes do curso de engenharia elétrica compreendem o conceito de economia e verificar as suas diferentes formas que permitam o desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Economia. Sistemas Econômicos.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................5

2. COMUNISMO 6

2.1. DEFINIÇÃO 6

2.2. IDEALIZADORES 6

2.3. PAÍSES ONDE ATUA 6

3. SOCIALISMO 7

3.1. DEFINIÇÃO 7

3.2. IDEALIZADORES 7

3.3. PAÍSES ONDE ATUA 8

4. CAPITALISMO 9

4.1. DEFINIÇÃO 9

4.1.1.fases do capitalismo 9

4.1.2.capitalismo e globalização 10

4.2. IDEALIZADORES 10

4.3. PAÍSES ONDE ATUA 10

5. LIBERALISMO 11

5.1. DEFINIÇÃO 11

5.2. IDEALIZADORES 11

5.3. PAÍSES ONDE ATUA 12

6. NEO-LIBERALISMO 13

6.1. DEFINIÇÃO 13

6.2. IDEALIZADORES 13

6.3. PAÍSES ODNE ATUA 13

7. CONCORRÊNCIA PURA 14

7.1. O SISTEMA 14

7.2. IMPERFEIÇÕES 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo definir alguns dos principais sistemas econômicos no mundo, mostrar como eles se aplicam na sociedade e quais são as suas vantagens e desvantagens, além de também explicar a sua criação e os seus principais pensadores.

2 COMUNISMO

2.1 DEFINIÇÃO

O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.

2.2 IDEALIZADORES

As ideias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operários das fábricas) e a adoção de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que apresenta esta ideologia, é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels.

2.3 PAÍSES ONDE ATUA

O comunismo teve surgimento durante a revolução russa em 1917 e atuou na União Soviética entre 1922 e 1991, onde entrou em colapso e deu surgimento a Federação Russa, adotando o sistema capitalista. Esse sistema econômico também atuou em Cuba e na China, que em 1976 deu início a uma abertura econômica nas regiões exteriores do país, permitindo investimentos estrangeiros, incentivando a competição e o lucro, porém mantendo o consumismo no interior do país.

3 SOCIALISMO

3.1 DEFINIÇÃO

O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.

Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

A seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista:

• Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com