TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Economicos

Pesquisas Acadêmicas: Modelos Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

Professor,

Um modelo econômico que descreveria exatamente a realidade, seria o socialista que refere-se ao bem estar social da humanidade igualdade de oportunidade e entre outras teorias social.

Não, o objetivo de um modelo é ser uma simplificação da realidade que mantenha as estruturas gerais e fundamentais que regrem esta realidade. São formulados com base em hipóteses. Abaixo tem os três sistemas econômicos atuais.

Modelo económico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_econ%C3%B3mico

Ir para: navegação, pesquisa

A Wikipédia possui o

Portal da economia.

Dada a complexidade da realidade económica, um sistema econômico tem necessidade de ser representado por um modelo econômico que realce os principais elementos, inter-relações e estrutura. Actualmente entende-se por modelo econômico toda a representação simbólica, quantificada ou puramente conceptual, das relações entre duas ou mais variáveis caratarísticas de um dado conjunto.

Analogamente, um modelo econômico é tal como uma maqueta, uma visão simplificada e estilizada da realidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_econ%C3%B3mico

Referencias:

NA (2007). "economic systems," The New Encyclopædia Britannica, v. 4, p. 357.

Um sistema económico (português europeu) ou sistema econômico (português brasileiro) é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.1

O sistema económico é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas económicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas. "Sistemas económicos" é uma categoria de classificação JEL sobre o estudo desses sistemas.

Sistema capitalismo:

O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.1 O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com