TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Economico

Casos: Modelo Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Um modelo econômico deveria descrever exatamente a realidade?

Não, um modelo econômico é baseado em hipóteses. Dada a complexidade da realidade econômica, um sistema econômico tem necessidade de ser representado por um modelo econômico que realce os principais elementos, inter-relações e estrutura. Atualmente entende-se por modelo econômico toda a representação simbólica quantificada ou puramente conceptual, das relações entre duas ou mais variáveis de um dado conjunto.

Fronteira das possibilidades de produção como recursos são escassos ( seja matéria-prima ou trabalho disponível), o aumento da produção de um bem se dá com a redução da produção de outro. Assim a quantidade máxima que pode ser produzida de um bem depende da quantidade produzida de outro bem.

Normalmente a curva da fronteira de possibilidades não é reta mas abaulada já que normalmente o custo de oportunidade é crescente com o aumento da produção de um bem , ou seja ,para cada aumento da produção de uma unidade de um bem X será necessário deixar de produzir quantidades crescentes do bem Y.

O modelo de fronteira de possibilidade de produção permite precisar o que é crescimento econômico: é a expansão da fronteira de possibilidades de produção ( ou seja , a possibilidade de produção de todos os bens aumenta)

Analogamente, um modelo econômico é tal como uma maqueta, uma visão simplificada e estilizada da realidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com