TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista

Por:   •  11/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

Viviane Lubacheski Szpak

RA 1313963

Medianeira – PR

2017


O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.[pic 2]

Segundo o texto de Gilson Schwartz, relacionando-o com a dimensão comercial da globalização, podemos verificar dados pessimistas e assustadores relacionados ao crescimento da pobreza. Já que, criou-se falsamente a imagem de que a globalização seria sinal de enriquecimento global, imagem esta disseminada pelo capitalismo de primeiro mundo aos países emergentes, subdesenvolvidos e desenvolvidos.  

Com a imagem de prosperidade divulgada nestes países, abrem-se portas para grandes corporações se instalarem, manufaturar seus produtos com preços abaixo do tradicional e dessa forma conseguir maior margem de lucro. Por sua vez, mão-de-obra paga pelo mínimo aceitável, por vezes, em países que não cobram nem fiscalizam condições de trabalho mínimas e sem legislação aplicável para se preocupar, dessa forma mirando apenas o lucro.

Para o capitalismo, a globalização encurta espaços, as multinacionais podem atuar onde os fluxos de capitais se tornam vantajosos em determinadas localizações, por outro lado, essas facilidades que apenas visam crescimento, expansão, acabam inevitavelmente contribuindo para países ricos ficarem mais ricos e pobres, ficarem mais pobres.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-que-globalizacao.htm . Acessado em 20/11/2017.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1609199902.htm . Acessado em 20/11/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (70.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com