TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

No universo escolar a arte tem função tão importante quanto a das outras matérias no processo ensino aprendizagem.

Através da arte se pode despertar no individuo uma maneira diferente de sentir, pensar e agir e também contribuindo para a formação de pessoas mais sensiveis e acima de tudo criativas.

A escola através das aulas de arte tem como missão despertar no aluno o interesse pela cultura, já que muitos não tem acesso, o professor deve ser um mediador nesse processo fornecendo informação e mostrando caminhos para que esse aluno se interesse cada vez mais pelas diferentes formas de arte.

2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

Arte: o termo Arte vem do latim ars, que significa técnica ou habilidade. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura. A arte existe desde os tempos primitivos quando o homem, inicialmente utilizada para suprir necessidades de sobrevivência, como utensílios de cozinha e inscrições em cavernas.

Arte erudita: A arte erudita é produzida visando museus, críticos de arte, grandes exposições, dessa cultura fazem parte uma elite social, econômica, política e cultural com conhecimentos específicos sobre essa arte.

Arte de massa: A arte de massa é caracterizada por ser produzida por um grupo que pertence a uma classe social diferente do público a que se destina, o seu alvo é o grande publico o povo, nesse caso, é só o alvo da produção, não sua origem; está subordinada ao modismo.

Arte popular ou folclórica: Essa forma de arte não acompanha o modismo, sua característica é o anonimato em relação à autoria pois ela é produzida por colaborações de diferentes pessoas ao longo do tempo. Ela expressa o sentimento e as idéias do próprio povo que a criou.

3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

Era desenvolvida em forma desenhos e pinturas, essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. Eram representadas por figuras de animais e pessoas, eram entendidas como uma intervenção mágica. A melhor explicação era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso eles acreditavam no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada.

Outra arte desenvolvida nesse período são as esculturas, eles utilizavam barro, pedra e outros artigos, as esculturas eram em forma da figura feminina representando a fertilidade, acreditavam assim que tais amuletos eram fator decisivo para a sobrevivência do grupo.

Há também outra forma de arte na pré historia que são as mãos em forma de negativo. Essa técnica em forma de stencil eles utilizavam canudos feitos com ossos ou plantas, assopravam um pó colorido ao redor da mão. A tinta era extraída de uma mistura de gorduras, sangue e excremento de animais, misturada com terra, carvão, ossos queimados, etc.

4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.

Arte Egípcia:

No Antigo Egito as obras de arte possuíam caráter religioso. Isso era explicado devido a crença que os egípcios tinha na vida após a morte.

Nas pinturas há representações artísticas de deuses, faraós e animais e textos no formato hieroglífico (representação de palavras por meio de imagens).

Nas sepulturas de vários faraós foram encontradas diversas esculturas em ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho em ouro e faziam estatuetas representando os deuses da religião egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam para o rosto da múmia.

Na arquitetura os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos e com esses conhecimentos construíram obras que resistem até hoje. Sua arquitetura é grandiosa e imponente e está representada nos templos, palácios e pirâmides, foram construídos com blocos de pedra, e utilizando mão-de-obra escrava para o trabalho pesado.

Arte Grega:

Dos povos da Antiguidade, os gregos foram os que apresentaram uma cultura mais livre. Na arte grega a figura humana era a criatura mais importante do universo, o artista contemplava a natureza e através da arte manifestava suas impressões.

As esculturas: podemos observar em três momentos a evolução das esculturas gregas nos períodos:

• Período Arcaico(do século VII a.C ao V a.C) período relacionado a criação de esculturas, nesse período houve uma forte influência egípcia, não só como fonte de inspiração, mas também da própria técnica de esculpir em grandes blocos;

• Período Clássico(do século V a.C ao IV a.C) Nesse período houve o esplendor da cultura grega através das atividades intelectuais, artísticas e políticas.

Para superar a aparência de rigidez e imobilidade, o escultor grego procurou representar as figuras em movimento, procurou dar movimento nas estátuas, para isto começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar.

• Período helenístico(do século IV a.C ao II a.C) Sua percepção se modifica suas esculturas passam a ter movimentos e expressões de acordo com suas emoções.A grande conquista da escultura nesse período foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de serem observados.

Arquitetura: A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos.

Os templos são as edificações que despertaram maior interesse, são construídos com pedras sobre uma plataforma três degraus. As colunas eram construídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com