TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morgenthau

Por:   •  7/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

MORGENTHAU, Hans J. Scientific man vs Power Politics. London: Latimer House, 1947, Caps 1 e 2 (pp. 9-41)

Ao ler os dois primeiros capítulos da obra Scientific man versus Power politics surgiu desde o inicio até o final certo desentendimento do texto, em minha opinião achei pouco esclarecedor e difícil de entender, pois ele da muita informação como ciência, liberalismo, racionalização e não consegue esclarecer a posição de cada uma, não é uma escrita ‘densa’ mas é meio confusa e complicado de entender aonde ele quer chegar nesses dois primeiros capítulos.

A situação presente na época em que escreveu isso era de certo desandar na situação política, coincide também com o período de crescimento da escola de Chicago no campo da Economia, ele diz que a filosofia racional está em crise e é necessária uma convicção filosofica para solucionar os problemas e pensamentos filosóficos, econômicos e políticos dizendo que a ciência poderia solucionar esses problemas, aparece a filosofía do Facismo que não da conta e falha porque, como diz Morgenthau não entendeu a natureza do homem e diz que ainda há uma chance de reexaminar a filosofia, logo ele fala sobre o cientificismo dogmático que não consegue dar conta dos problemas sociais e econômicos da época.

No segundo capítulo ele fala sobre um conceito fundamental que vem da racionalização e seria o primeiro passo para a ciência politica no senso pragmático moderno que seria que o homem tem que ser governado por leis racionais onde as razões humanas são capazes de entender e agir junto com as leis, junto a isso, aparece o liberalismo que se transforma numa teoria política usada para o problema político atual na época que foi o conflito entre classes e surge também a crítica a esse pensamento político afirmando que era só interesses da classe media e falta de racionalismo, logo, Morgenthau expõe uma breve ideia de um sistema politico que ele introduzira, mas para frente como realismo.

Morgenthau aponta algum dos principais pontos do pensamento racionalista mostrando o porquê esssa forma de pensamento não se adequa para se enxergar a política internacional junto a isso criticando o pensamento liberal. Acredito que estes dois primeiros capítulos tentam explicar porque é necessário de uma ciência juntamente com a política para um governo forte e que de certo explicando o porquê do facismo ou liberalismo não terem dado certo sendo também uma crítica ao liberalismo, e junto com tudo isso o uso inadequado da racionalização e do poder.

Perguntas

  • Como o realismo de Morgenthau influenciou a política internacional?
  • Sendo o a primeira obra publicada por ele, existiu algum impacto no contexto histórico de Morgenthau para chegar ao pensamendo dele?

 

  • ‘Scientific man’ seria como o homem era antes do que ele introduz como realismo? Alguém que não sabia lidar com o poder político como ele o explicou?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com