TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grade de Leitura Morgenthau

Por:   •  19/11/2016  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 3

GRADE DE LEITURA: MORGENTHAU, CAP 9

  • Ideias Principais
  • Estrutura do texto

1. O determinismo geográfico tem papel favorecer países com recursos naturais que podem servir de proteção para o território, como aqueles que são cercados por mares, canais ou cadeias montanhosas que favorecem seu poderio ou evita conflitos de grande extensão com outros países que também são potências. Esses recursos servem como grandes fortes naturais.

 Enfatizar a importância do determinismo geográfico.

2. As barreiras também tem como consequência o isolamento intelectual, podendo causar um certo atraso tecnológico ou ideológico para o território.

O determinismo geográfico também pode influenciar de forma negativa em alguns casos.

3. A grande extensão de território é um dos mais importantes fatores se for considerado tempos de conflito, aquele país que invade um Estado com grandes extensões sofre para conseguir se desenvolver naquele território, pelo fato de cada vez mais se deparar com tropas e mais tropas e a comunicação entre suas tropas se torna cada vez mais limitada.

Grandes territórios se tornam mais difíceis de serem conquistados.

4. Quando se há possibilidade de guerras nucleares aqueles que possuem território extenso, se sobressaem em relação a outros, pelo fato de conseguirem uma maior dispersão dos efeitos da bomba, concentrando seu polos em outros locais.

Territórios extensos são mais propensos à serem potencias nucleares.

5. O fato de não haverem barreiras naturais, é natural que ocorram conflitos incessantes por domínio de território, certas barreiras também são alvos de disputa para que favoreça o país em guerras ou comércio.

A carência de barreiras naturais são causas para conflitos.

6. Países que não produzem seus próprios alimentos possuem grandes desvantagens em tempos de guerra pelo fato de terem que abrir suas rotas marítimas, sendo assim sujeito a invasores.

Produção de alimentos é algo essencial para um país se sobressair.

7. Aqueles países que dependem de importação de alimentos vitais tem de traçar objetivos mais complexos em tempos de guerra, para que não sejam privados de alimento e garantam a sobrevivência de seu Estado.

Objetivos traçados para garantir o sucesso na guerra.

8. Diferente daqueles que não geram seus próprios alimentos, os países que dominam tal área exercem uma forma muito grande de poder em relação a outros.

Alimentos são sempre fonte de poder e domínio.

9. A superioridade internacional é definida pela quantidade de recursos que o país detém a seu favor, países dependentes de alimento são aqueles que acabam sustentados por outros até que a próxima crise chegue.

Países que precisam da política externa, mantém uma posição de fraqueza.

10. Carência ou elevada produção de alimentos caracterizam poder ao Estado, onde técnicas utilizadas na produção podem acrescentar ou diminuir a safra.

Alimentos relacionados ao poder Estatal e métodos de produção.

11. O território que possui matéria-prima em abundância dá um passo a frente sobre aqueles que não desfrutam de tais recursos como minério, que está relacionado principalmente à indústria bélica e possuem grande soberania sobre outros. Se destacam também aqueles que detém poder sobre urânio usado para armas nucleares.

Matéria-prima como um dos principais fatores para Estados se tornarem potência.

12. Petróleo comparado à vida de soldados durante a primeira guerra, onde países que detinham tal recurso eram potências se olhados na política internacional, pois tudo que era relacionado ao petróleo na guerra eram armas e veículos de combate, ou seja, objetos de uso extremamente necessário. Acordos eram firmados entre Estados que possuíam a matéria-prima e aqueles que tinham domínio sobre o petróleo, para conseguirem a sua soberania em relação aos Estados vistos como menores.

Em tempos de guerra toda matéria-prima é necessária, se possível se firmam acordos para troca de favores.

13. O domínio do poder político deriva do militar através de conquistas feitas pelo exército, e assim também o poder econômico. Como exemplo temos conquistas sobre outros territórios, exercendo assim a política sobre o conquistado.

Em tempos de conquista o poder político é exclusivo do uso militar, assim como econom

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com