TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos E Técnicas De Pesquisa Social

Ensaios: Métodos E Técnicas De Pesquisa Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

O livro de Métodos e Técnicas de Pesquisa Social divide-se em dezesseis capítulos no qual Antônio Carlos Gil elabora com a preocupação de permitir que seu usuário se capacite não apenas para um projeto de pesquisa, mas também pra sua execução e apresentação.

O autor afirma, que o ser humano procura conhecer o mundo que o rodeia e ao longo dos séculos, vem desenvolvendo sistemas mais ou menos elaborados que permite conhecer a natureza e o comportamento das pessoas.

Este exemplar aborda os mais diversos tipos de delineamentos de pesquisa, sua ênfase maior está na realização de levantamentos, que constituem a modalidade da pesquisa.

Entre as questões que o autor aborda é sobre a natureza da ciência, que para ele significa conhecimento e ressalta que existem conhecimentos que não fazem parte da ciência, como por exemplo: o conhecimento vulgar, o religioso e em certas vezes o filosófico. Existe uma classificação das ciências, em virtude da multiplicidade de objetos considerados pela ciência.

Antônio Carlos, elabora métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação. Estes métodos esclarecem acerca dos procedimentos lógicos que deverão ser seguidos no processo de investigação científica.

Há vários tipos de pesquisa, dentre elas estão: as pesquisas exploratórias, as descritivas e as explicativas. O livro apresenta um modelo clássico de pesquisa, e que cada pesquisa deve passar por etapas, por apresentarem procedimentos que diferem entre si. É importante que exista a escolha de um problema de pesquisa, o que levou a pesquisa? Qual a importância? Quem se beneficiará com os resultados? É válido também avaliar a relevância do problema. Depois, vem a construção de hipóteses que se referem a freqüência dos conhecimentos, que estabelecem relações entre variáveis.

Pesquisa bibliográfica – é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Pesquisa experimental – o experimento representa o melhor exemplo de pesquisa científica.

Levantamento de campo (Survey)

As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela integração direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecerem.

Existe também o estudo de campo e o estudo de caso, o primeiro caracteriza-se por estudar um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social. Já o segundo é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de pouco objetos.

É necessária a elaboração do plano de trabalho, identificação das fontes, localização das fontes e obtenção do material e a leitura deste material.

Há uma necessidade da amostragem na pesquisa social, que nela devem conter os princípios fundamentais da amostragem e os tipos que ela possui, e também determinar o tamanho desta amostra. O autor ressalta as observações que devem ser feitas na pesquisa e as entrevistas que podem ser realizadas de várias formas: individuais ou em grupo, face a face e por telefone, e indispensáveis que se tenha roteiro e que se estabeleça um contato inicial, e por fim realizar a conclusão, que deve encerrar-se em um clima de cordialidade.

Relatório de pesquisa, nele deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com