TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre A educação no contexto histórico social e o texto Raízes Sócio Históricas Da Educação Publica No Brasil, da autora Maria De Araújo Nepomuceno

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  1.395 Visualizações

Página 1 de 4

Este trabalho e uma síntese que relaciona a palestra ministrada pela professora Beth Toledo, sobre A educação no contexto histórico social e o texto Raízes Sócio Históricas Da Educação Publica No Brasil, da autora Maria De Araújo Nepomuceno e também entender as possibilidades e desafios de atuação do serviço social no ambiente escolar.

A compreensão da evolução da educação no Brasil e a expansão do ensino e os caminhos que ele tomou torna-se mais fácil, a partir do momento que voltarmos nosso olhar à nossa herança cultural, a evolução da economia e a estrutura do poder político, fazendo assim a interligação dos mesmos com os valores propostos na escola pela demanda social de educação, refletindo sobre o interesse do poder político de controlar e monopolizar a mesma, de acordo com o que vem de encontro aos interesses da elite dominante que perpetuam até os dias atuais no Brasil, o controle da organização do sistema educacional vem sendo feito de forma bastante defasada em relação aos anseios da sociedade, e as necessidades crescentes do desenvolvimento econômico.

Conforme retratado em sua fala, Toledo destacou o processo de escolarização no Brasil, que começou com escolas jesuíticas “de ler, escrever e contar” para os filhos dos índios e dos colonos, e educação letrada para os filhos dos senhores de engenho. A educação escolar ministrada pelos jesuítas tinha seus objetivos voltados para a formação da elite intelectual destinados a liderança da sociedade colonial; privilegiava então o trabalho intelectual e desvalorizava o trabalho manual; seu universalismo, ou melhor, seu europeísmo, levava os estudantes a não se confrontar com as problemática da realidade concreta que viviam, além de separá-los cada vez mais da população. O ensino para os filhos das elites era orientado por dois caminhos: o que levava às carreiras eclesiásticas, dado pelos jesuítas na colônia ou em Coimbra, e o que levava para as profissões liberais, ministrado nas Universidades de Coimbra e Évora, contribuindo ambos os caminhos para a formação de uma minoria culta e letrada, e para uma realidade linguística polarizada.

Segundo o texto ate 1930, a educação era voltada exclusivamente para atender aos interesses oligárquicos, ou seja, destinado à reprodução dos quadros burocráticos e administrativo do Estado oligárquico e não alcançava os amplos setores da população.

Já segundo exposto na palestra houve avanços ao longo das constituições elencados os pontos principais de cada uma ate chegar à constituição de 1988 onde se coloca que a mesma possui o texto mais extenso em matéria de educação, onde diz que a  educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. art. 205. 

Foi apresentado também à atuação dos professores, a questão da não valorização e as tendências pedagógicas, e as leis de diretrizes e bases da educação nacional- LDBEN.

Diante do exposto podemos pensar a atuação do Assistente social na área educacional. O Serviço Social vem ampliando sua área de abrangência, conquistando espaços que vão proporcionando novas possibilidades para a divulgação e efetivação a cerca das políticas sociais. Com o objetivo de expandir os direitos e emancipar a sociedade, o Serviço Social se apresenta como uma profissão voltada para ao atendimento das demandas sociais da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com