TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Africa contexto historio/social

Por:   •  16/10/2015  •  Dissertação  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

África - coração dos impérios: No século XXI a África é ameaçada pela miséria, por meio de guerras e epidemias. A fome faz milhões de mortes e levam os a venderem seus próprios filhos.

A difusão da industrialização: No século XIX, o desenvolvimento tecnológico e a produção industrial foram acelerados gerando grandes lucros. O petróleo passou a ser explorado como combustível para a movimentação de motores. A agricultura teve que se adaptar aos novos tempos incorporando novas técnicas. Todas essas transformações apontavam uma fase inédita da industrialização, a Segunda Revolução Industrial. As potências industrializadas iniciaram sua expansão pelo planeta entre política e econômica.

A importância das sociedades geográficas: Tudo parecia possível à civilização europeia, liderada pela Inglaterra, senhora da maquina e da eletricidade. Muitos funcionários da Coroa britânica eram também agentes disfarçados, que tinham como missão de investigar as regiões de interesses da Inglaterra. Posteriormente, o descobrimento de diamantes, ouro, cobre e outros minérios no continente africano aguçaram ainda mais a cobiça e a rivalidade dos aventureiros e dos governos. Foram estabelecidas as regras de ocupação para as nações europeias.

Conferência de Berlim: Na conferência de Berlim ocorrida entre 15 de novembro de 1884 e 26 de novembro de 1885, as potências industriais se reuniram para estabelecer algumas regras para o desenvolvimento da África.

O novo colonialismo: Entre 1880 e 1914, as potências europeias tinham dividido, entre si, com exceção da Libéria e da Etiópia, que eram países independentes, cerca de 30 milhões de km² do continente africano e este processo ficou conhecido como novo colonialismo. No novo colonialismo o objetivo era tornar a África fonte de matérias primas a fim de alimentar a crescente indústria europeia. A África se ligava com a América e com o Portugal através do trafico de escravos e também se tornava um lugar chave para a montagem dos impérios coloniais. A Inglaterra pressionava o Brasil para que encerrasse o trafico de escravos com a África, e assim aconteceu após de muita insistência, mas a lei não foi obedecida e a Inglaterra apreendeu os navios que transportavam os escravos.

Impacto da dominação colonial na África: Para manter o poder, utilizavam a violência, cobrando impostos e obrigando os africanos a trabalhar. Os europeus adotavam uma política de segregação onde os africanos eram excluídos de participar como cidadãos da vida colonial e era impossível encontrar empregos para os africanos. As cidades que se transformavam em capitais, centros administrativos ou centros de mineração e comércio dos regimes coloniais e sofreram um aumento muito grande de sua população. O colonialismo empobreceu a vida rural e corrompeu a vida urbana. A língua europeia era instituída em cada colônia e o colonialismo tirou dos africanos o direito da liberdade. A dominação e a exploração do continente africano envolviam seu desenvolvimento, também, um sistema formal de escolaridade para as populações. De fato, ao longo do tempo os europeus levaram para a África sua modernidade e tecnologia mas pedindo altos preços em troca dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com