TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Amador Estudos

Por:   •  15/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

3Roteiro,2tc,2td,2te,de estudo, prof Armando,sociologia,de 18/11 a 27/11;habilidade, entendimento sobre o desenvolvimento técnico e tecnológico do capitalismo.

Desde quando a máquina a vapor entrou na fábrica,na Inglaterra, em meados do século xviii, o desenvolvimento técnico e tecnológico se tornou progressivo , cujo o objetivo era aumentar a produtividade e limitar o poder do trabalhador.

Taylorismo: por taylorismo entendemos as modificações introduzidas ,por F.W.Taylor ,no processo de trabalho por um estudo de tempo e movimentos.

O objetivo era controlar e determinar ao trabalhador,através de método de trabalho.selecionava os trabalhadores , as ferramentas e especificava uma função do trabalho a ser realizada . Assim,taylor especializava o trabalhador ,ainda mais em uma só tarefa do trabalho. Criou a gerência do trabalho, cuja função era mandar nos trabalhadores.

Fordismo: o fordismo tem como principal a introdução, por Henry, em 1913 ,da linha de montagem , tendo a esteira rolante na produção de automóveis. Na realidade Ford adaptou o método de trabalho de Taylor em sua fábrica. O fordismo se caracterizava por ter uma ampla divisão do trabalho , especialização de tarefas, produção em massa,produto padronizados (um só modelo de carro) ,sindicatos fortes e aumento de salário.

Todavia, o fordismo/taylorismo era muito estressante aos trabalhadores,os quais não suportavam o ritmo alucinado , e os produtos padronizados(carro) não satisfaziam mais os consumidores.

Regime de produção flexivel: Por volta dos anos 70 do século xx, a toyota no Japão, desenvolveu um novo modo de processo de trabalho,fundamentada em inovação tecnológica, robótica e informática. Nesse processo de trabalho,,os trabalhadores formavam equipes multifuncionais,,eram polivalentes ,realizavam várias funções e opinavam junto a gerência.

O regime de acumulação flexivel , foca além da produção, visa o mercado de trabalho,produtos e padrões de consumo.

Atividade e pesquisa.

  1. Faça pesquisa e resumo sobre fordismo/taylorismo.
  2. O taylorismo beneficiou os trabalhadores? Justifique.
  3. Qual regime de trabalho é melhor aos trabalhadores,

O Fordismo/taylorismo ou

Regime flexível? Justifique.

Informo que será observado data,nome,n e classe para efeito de nota

Enviar:yukiohiratomi@uol.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com