TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Político e Legal

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Bélgica

A Bélgica é um país europeu, cuja capital é Bruxelas, onde habitam que ingressou na União Europeia no dia 1 de janeiro de 1999 e no espaço Schengen1 no dia 26 de março 1995. Existem três línguas oficiais que são o holandês, o francês e o alemão. Em termos políticos, apresenta uma monarquia constitucional federal e constitui 21 deputados no Parlamento Europeu.

1 É um dos maiores feitos da União Europeia que foi criado em 1985 com o intuito de quebrar as fronteiras entre os países membro de modo a que os cidadãos europeus pudessem circular livremente, seja por motivos de turismo ou profissionais, sem serem controlados.

Língua

Característica mais significativa da Bélgica é a divisão linguística entre as línguas germânica / românica, que divide o país em mais ou menos dois, de leste a oeste.

Francês, holandês e alemão têm sido os idiomas oficiais do país, e há várias estipulações sobre seu uso. No último censo, 60% dos habitantes da Bélgica eram falantes de holandês, quase 40% de francês e menos de 1% de alemão.

Religião

A religião na Bélgica é diversificada, com o Cristianismo, em particular a Igreja Católica, representando a maior comunidade, embora tenha experimentado um declínio significativo desde a década de 1980 (quando era a religião de mais de 70% da população). No entanto, de acordo com a pesquisa realizada pela Comissão Europeia em dezembro de 2018, a proporção de cristãos aumentou em 10 pontos percentuais, de 52,5% em 2009 para 62,8% em 9 anos, sendo o catolicismo romano a maior denominação com 57,1%. Os protestantes eram 2,3% e os cristãos ortodoxos 0,6%. Pessoas não religiosas representavam 29,3% da população e estavam divididas entre aqueles que se identificaram principalmente como ateus (9,1%) ou como agnósticos (20,2%). Outros 6,8% da população eram muçulmanos e 1,1% eram crentes em outras religiões. [3] Por outro lado, a seguinte pesquisa feita em maio e publicada em setembro de 2019 mostrou que os cristãos diminuíram de 62,8% em 2018 para cerca de 60% em 2019, com católicos em 54%, cristãos ortodoxos 1%, protestantes 3%, outros cristãos 2 %, Muçulmano-xiita 2%, muçulmano-sunita 2%, outro muçulmano 1%, ateus 10%, não crentes ou agnósticos 21% e outras religiões 4%.

Interdições culturais na cultura empresarial belga

Os belgas geralmente desfrutam de um equilíbrio eficaz entre vida pessoal e profissional. Eles trabalham para viver, e não o contrário, mas geralmente conseguem desfrutar do trabalho. No entanto, por serem grandes entusiastas das coisas boas, fazem questão de que tanto o trabalho como o lazer recebam igual atenção.

Na verdade, a Bélgica é pioneira na aplicação de legislação que garante tratamento igual na contratação, emprego e treinamento para todas as pessoas, independentemente de raça ou origem, religião ou crença, orientação sexual, deficiência ou idade.

Embora a cultura de negócios na Bélgica seja relativamente aberta, há alguns problemas que devem ser evitados, especialmente no início de um relacionamento.

Comportamentos a evitar:

  • dirigindo-se às pessoas desde o início pelo primeiro nome
  • fazendo gestos físicos extravagantes (tapinhas nas costas, abraços, etc.)
  • falando com as mãos nos bolsos
  • apontando com o dedo indicador
  • mascar chiclete ou cuspir em público
  • fazendo perguntas pessoais ou íntimas

Tópicos de discussão a evitar:

  • o que as pessoas ganham
  • suas afiliações políticas (evite a política completamente!)
  • questões da comunidade (identidade flamenga, dependência da Valônia em resgates flamengos, etc.)
  • religião
  • minorias raciais
  • vestido, aparência ou peso

Indicadores Culturais

Os belgas são conhecidos por sua tendência ao individualismo e preferem trabalhar sozinhos em vez de se agruparem em equipes. Ao colocar em um ambiente de equipe ou trabalho em grupo, suas boas maneiras graciosas aparecem e eles trabalham de forma colegiada, embora ainda mantenham sua identidade individual e tenham sucesso com base em seu preconceito individual. Portanto, se você se preparar para abrir o negócio na Bélgica, lembre-se de que a harmonia do grupo deve ser desenvolvida entre os membros da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com