TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNDO IBAS E A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  30/6/2020  •  Artigo  •  5.715 Palavras (23 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

IBMR – LAUREATE UNIVERSITIES

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

THAMIRES DE OLIVEIRA SILVA

O FUNDO IBAS E A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalho de Conclusão de Curso

Rio de Janeiro 2019

THAMIRES DE OLIVEIRA SILVA

O FUNDO IBAS E A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Relações Internacionais do Centro Universitário IBMR, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais.

Orientador: Prof. Valdemar Figueredo

Aprovado em __/__/__

Banca Examinadora

Prof (a) ________________________

Instituição ______________________

Julgamento _____________________

Assinatura ______________________

Prof (a) ________________________

Instituição ______________________

Julgamento _____________________

Assinatura ______________________

Rio de Janeiro 2019

RESUMO

O presente trabalho tem como propósito realizar uma análise da importância da criação do Fundo IBAS para o Alívio da Pobreza e da Fome e seu impacto no alcance da segurança alimentar, proposta como um dos 17 objetivos da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável. Esta Agenda é um plano de ação que busca erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é considerado um dos maiores desafios globais da atualidade e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. A Agenda 2030 da ONU demonstra uma importância muito significativa diante da apreensão quanto ao futuro do planeta sobre assuntos socioambientais. O Fundo IBAS dá, não só ao Brasil, como também à Índia e à África do Sul papel de destaque na cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Palavras Chave: Fundo IBAS; Agenda 2030; Cooperação Sul-Sul; Desenvolvimento Sustentável; Teoria Pós-Colonialista.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to analyze the importance of the creation of the IBSA Poverty and Hunger Relief Fund and its impact on the achievement of food security, proposed as one of the 17 goals of the 2030 Agenda for Sustainable Development. This Agenda is an action plan that seeks to eradicate poverty in all its forms and dimensions, including extreme poverty, which is one of today's greatest global challenges and an indispensable requirement for sustainable development. The UN Agenda 2030 demonstrates a very significant importance given the concern about the future of the planet on social and environmental issues. The IBSA Fund not only gives Brazil, but also India and South Africa a leading role in sustainable development cooperation.

Keywords: IBSA Fund; Agenda 2030; South-South Cooperation; Sustainable Development; Postcolonialist Theory.

INTRODUÇÃO

        

O presente estudo possui como tema o Fundo IBAS para o Alívio da Pobreza e da Fome e seu impacto no alcance da segurança alimentar, proposta como um dos 17 objetivos da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável. Esta Agenda é um plano de ação que busca erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é considerado um dos maiores desafios globais da atualidade e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Por objetivo geral, será realizada uma análise sobre o impacto nos países que foram apoiados pelo Fundo IBAS, avançando na conquista das metas do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, em especial o alcance da segurança alimentar. De forma a atingir esse objetivo, serão desenvolvidos quatro objetivos específicos: (1) Apresentar o contexto histórico da formação do IBAS e a importância desta Cúpula para as Relações Internacionais; (2) Definir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus meios de implementação; (3) Ressaltar a importância do IBAS e de seu Fundo para Alívio da Pobreza e da Fome como parte das novas coalizões Sul-Sul; (4) Analisar a relevância das ações patrocinadas pelo Fundo IBAS para o alívio da pobreza e da fome para o alcance da segurança alimentar, proposta pela Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável.

A escolha do tema mostrou-se relevante em vista do aumento preocupações mundiais com a questão do desenvolvimento sustentável. A Agenda 2030 da ONU demonstra uma importância muito significativa diante da apreensão quanto ao futuro do planeta sobre assuntos socioambientais. Pode-se observar também que diante desses desafios globais, os países desenvolvidos geralmente tomam frente das decisões, de forma que os países periféricos não tenham poder de voz e, consequentemente, fazendo com que a estrutura colonial seja mantida dentro do sistema internacional. Além disso, o Fundo IBAS dá, não só ao Brasil, como também à Índia e à África do Sul papel de destaque na cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Diante dessa constatação, podemos nos indagar como é dada a importância das ações patrocinadas pelo Fundo IBAS para o alcance da segurança alimentar, proposta pela Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável e como essas ações podem impactar o sistema internacional. A hipótese expõe que o IBAS, assim como grande parte das coalizões entre países emergentes, representa uma mudança de paradigma onde, cada vez mais, a agenda desses atores é voltada à cooperação para o desenvolvimento, num esforço para que países periféricos possam ocupar um papel mais ativo dentro dessas relações. Dessa forma, o Fundo demonstra um desejo comum de alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para que assim, os países subdesenvolvidos tenham maior poder de voz.

 A metodologia do presente estudo possui natureza básica e emprega o método dedutivo para alcançar a resolução da problemática exposta. Os objetivos metodológicos são exploratórios e descritivos, com o objetivo de realizar uma investigação detalhada sobre o impacto da coalizão IBAS tanto para as relações internacionais quanto para os países beneficiários de seus projetos e seus resultados práticos. Os procedimentos utilizados são baseados na pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com o propósito de associar as diferentes análises teóricas no campo das relações internacionais sobre a temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (387.9 Kb)   docx (822.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com