TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O José Bonifácio

Por:   •  30/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Foi José Bonifácio de Andrada e Silva, um homem de ciência, quem criou o primeiro projeto coerente de independência e modernização do país. Para ele o brasil independente seria através de uma:

"monarquia constitucional, liberalismo moderado, centrista, a igual distância do absolutismo e do jacobinismo, unidade centralizadora instituída a partir do apoio do triângulo Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais. " (RICUPERO, Rubens; A diplomacia na construção do Brasil; p.122)

Com a vinda da corte para Brasil e com a elevação para Reino Unido de Portugal e Algarves, a política externa naquele momento era voltada para Portugal. Foi só com José Bonifácio que a política externa do brasil teve início, com ele não só criou-se o que seria o futuro Ministério das Relações Exteriores, mas também o início de uma transformação da política externa no Brasil para uma política externa do Brasil.

A tentativa de independência de um país é subordinada a um reconhecimento, a um processo de legitimidade das potencias da época, como a Grã-Bretanha, França, Áustria e Rússia. No caso do Brasil esse esforço para a independência dividiu-se em duas fases. A primeira fase, que é apresentada nesse texto, foi a tentativa de uma independência ao longo dos 18 meses em que José Bonifácio ocupou o cargo de Ministro de Guerra e dos Estrangeiros, Primeiro Ministro e Chefe do Governo.

José Bonifácio chegou ao cargo de ministro com um projeto político bastante claro: montar o que chamava de "centro de força e unidade" no Brasil. Sua ideia de manutenção da estrutura administrativa do governo em um primeiro momento não foi bem vista pelos liberais, que queriam o fim da estrutura absolutista. Assim sendo, após conseguir apoio de D. Pedro o ministro pôs-se a negociar com o grupo dos liberais que exigiram uma assembleia constituinte. Dessa forma José Bonifácio conseguiu seu apoio com um projeto de parlamento, que foi aceito absolutistas e em vista disso a manutenção da monarquia foi tolerada pelos liberais. Com isso José Bonifácio conseguiu "reunir forças políticas importantes do país em torno de seu projeto" (CALDEIRA, Jorge. P.29)

Com a recém conquistada força política, o ministro iniciou seu projeto de um Brasil independente: Nomeou um embaixador para Buenos Aires e para as principais capitais europeias, além de estabelecer os objetivos para a política externa brasileira que consistia em

"evitar aventuras portuguesas com a vizinha argentina, buscar armas para lutar e manter boas relações com a Inglaterra, tentar impedir uma reação da Santa Aliança a favor de Portugal e melhorar as relações econômicas com a França" (CALDEIRA, Jorge. 2002 p.30)

José Bonifácio também pensava na construção de país independente como um passo na formação de uma nação, que para ele seria a identidade de uma população que têm uma missão a realizar e por isso esse projeto de nação seria criado a longo prazo. Nos seus escritos ele defendia a universalização dos direitos civis e políticos, a formação de uma nação onde a raça e a religião não seriam "critérios distintivos da capacidade dos seres humanos" (Idem, p.36) e onde era permitido o casamento entre raças e religiões diferentes.

Jose Bonifácio confiava “que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com