TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Positivismo

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Luan Bento dos Santos                                                                               Data: 27/03/2017

R.I. 1º SEMESTRE

AUGUSTE COMTE

BIOGRAFIA:

Comte, nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, e faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris. Filósofo e autoproclamado líder religioso, deu à ciência da Sociologia seu nome e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistemática.

Foi aluno da célebre École Polytechnique, uma escola em Paris fundada em 1794 onde se ensinava a ciência e o pensamento mais avançados da época. Sustentava seu ensino com aulas ocasionais de matemática e chances no jornalismo.

Um de seus primeiros empregos foi o de secretário do Conde Henri de Saint-Simon. Comte desentendeu-se com Saint-Simon por questões de autoria de ensaios que Comte devia publicar. Outro motivo foi Comte desdenhar da ideia de um paradigma religioso no projeto de Saint-Simon, o que ele veio a adotar na posterioridade.

Em fevereiro 1825 Comte se casou com Caroline Massin, Comte era seu antigo cliente antes dela abrir uma livraria. O casamento sempre foi tumultuado e repleto de brigas.

Comte abriu em 1826 um curso de pensamento positivo, sua primeira turma contava com alguns curiosos ilustres. Após três aulas foi obrigado a interromper por um colapso. Foi diagnosticado com mania pelo Dr. Esquirol. Foi submetido a banhos de água fria e sangrias. Mesmo sem receber alta, foi levado para casa.

Em casa, entrou em depressão e tentou suicídio se jogando do Rio Sena. Após o ato considerou um momento de auto fraqueza e repudiou o momento. Em 1828 reiniciou seu curso. Depois de escrever sua primeira obra, foi incomodado por grandes nomes da ciência por querer submeter todas as ciências ao seu sistema.

O divórcio definitivo ocorreu em 1842. Por causar tanto incômodo aos amigos e aos ministros do rei, perdeu seu cargo como examinador e logo após o de assistente na École Polytechnique.

Mesmo com as adversidades, começou a adquirir discípulos, como o eminente intelectual Emile Littre, o que foi tornando uma proporção internacional, e John Stuart Mill passou a ser um grande admirador, o considerando um dos principais pensadores europeus. David Brewster, um físico eminente, saudou-o nas páginas do Edinburgh Review em 1838.

No mesmo ano de 1844, Comte conheceu Clotilde de Vaux, por quem se apaixonou. Mas não pôde casar-se com ela pois estava impedida pela lei, já que seu antigo marido havia fugido após de se apropriar de fundos do governo. Comte passou a escrever sua outra obra Système de politique positive, e com sua paixão começou a tratar o sexo feminino como algo superior, dizendo que nada era melhor para o bem pensar que o bem querer. Foi considerado um grande feminista apesar de pensar em mulheres como donas de casa que serviam ao lar. Clotilde tentou colaborar com a obra de Comte, através de um romance filosófico, Wilhelmine, que ela se pôs febrilmente a escrever. Mas adoeceu de tuberculose e veio a falecer em 1846.

Comte devotou o resto de sua vida à memória do "seu anjo". Sua obra tornou-se um memorial a sua amada e ele quis que a obra fosse relacionada ao nome de Clotilde.

Em sua obra, defendeu a primazia da emoção sobre o intelecto, do sentimento sobre a racionalidade. Por outro lado, maquiou a proposta de disciplina eclesiástica de Saint-Simon criando a Religião da Humanidade.

Com sua segunda obra, pregando que o amor universal era a solução de tudo, foi perdendo seus seguidores racionalistas, que não acreditavam de forma alguma que o amor universal seria a solução para os problemas da época.  

Em 1857, Comte, após alguns meses de enfermidade, faleceu a cinco de setembro. Um grupo pequeno de discípulos, de amigos, e de vizinhos seguiu seu esquife ao cemitério de Pere Lachaise. Seu túmulo transformou-se no centro de um pequeno cemitério positivista onde estão sepultados, perto do mestre, seus discípulos mais fiéis.

“O amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim.”

LEI DOS 3 ESTADOS

Em sua Lei dos três estados ou estágios do desenvolvimento intelectual, Comte teorizou que o desenvolvimento intelectual humano havia passado historicamente primeiro por um estágio teológico, em que o mundo e a humanidade foram explicados nos termos dos deuses e dos espíritos; depois através de um estágio metafísico transitório, em que as explanações estavam nos termos das essências, de causas finais, e de outras abstrações; e finalmente para o estágio positivo moderno. Este último estágio se distinguia por uma consciência das limitações do conhecimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com