TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema Da Política Brasileira

Resenha: O Problema Da Política Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

A palavra “política ” comporta diversos sentidos, desde o mais comumente conhecido, da luta por poder e organização do Estado, até a mera interrelação entre pessoas. Nesse texto, contudo, me focarei apenas no primeiro sentido que citei acima, não por mero reducionismo, mas porque quero analisar a situação atual brasileira.

A política foi, ao longo dos séculos, sendo subvertida. Na Grécia Antiga, “politikós” significava “dos cidadãos” ou “pertencente aos cidadãos”. Quer dizer, a organização de suas cidades Estado era algo que vinha do próprio povo – que “emanava do povo”, como alguns juristas gostam de dizer. E povo era envolvido em todas as decisões.

O auge disso aconteceu em Atenas e algumas outras cidades Estado gregas, onde as primeiras democracias diretas nasceram. Nelas, o povo se reunia nas praças e ali tomava todas as decisões políticas, uma a uma. Debatia, votava, etc.

“O homem é um animal político.”

– Aristóteles

Aristóteles como representado no afresco 'Escola de Atenas", de Rafael Sanzio. Fica no Palácio Apostólico, Vaticano.

Aristóteles como representado no afresco ‘Escola de Atenas”, de Rafael Sanzio. Fica no Palácio Apostólico, Vaticano.

É verdade, de lá para cá tivemos um período de interrupção dessa forma de política, que poderíamos dizer que começou no nascimento do Império Romano e só foi terminar na Revolução Francesa . Mas esse período terminou e o povo retomou seu poder. Essa forma absolutista de governo caiu junto à Bastilha .

Tomada da Bastilha, de Jean-Pierre Houël.

Tomada da Bastilha, de Jean-Pierre Houël.

Contudo, hoje a coisa está bem diferente, ao ponto nascerem ditados entre legisladores brasileiros que dizem “não se pode legislar sobre pressão da opinião pública”, como se eles não ocupassem os cargos que ocupam para nos representar. Chegamos a um ponto em que temos de nos manifestar, aos milhares, pelas ruas para que determinadas aberrações legislativas, como a PEC 37 ou o projeto da “cura” gay, sejam engavetados ou derrubados. Mas como e porque as coisas chegaram a isso?

Para chegar a uma resposta, temos de começar a analisar pela ditadura militar brasileira e ver o que aconteceu durante esse período:

Muitos foram perseguidos, presos, torturados e mortos, apenas em nome de um “inimigo oculto” que se combatia (o comunismo).

Políticos, principalmente aqueles que ocupavam o poder legislativo, também foram muito perseguidos, caçados e impedidos de realizar seu trabalho.

Nem mesmo manifestar-se contra o regime daquela época era permitido, já que havia censura institucionalizada.

Assim, durante a Assembleia Constituinte de 1987 a 88, que terminou por promulgar a Constituição de 1988 , tentou-se transformar o poder legislativo num “super poder”. Para alguns legisladores, o poder legislativo federal atual está acima até mesmo do Supremo Tribunal Federal , que é a mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro. Ou seja, eles realmente se veem acima do bem e do mal.

Como disse John Emerich Edward Dalberg-Acton…

“O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com