TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformação dos problemas sociais da sociedade brasileira

Tese: Transformação dos problemas sociais da sociedade brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O referido trabalho tem como objetivo, ressaltar as expressões e transformações da questão social mediante a sociedade brasileira.

Referindo-se a questão social na contemporaneidade, é expressa sobre novas e diferentes formas, como nos impactos das transformações no mundo do trabalho, nas particularidades da formação social e econômica de cada país, nos padrões de proteção social, e ainda nas formas de enfrentamentos de suas expressões pela classe trabalhadora.

Com base em tais transformações, buscamos elucidar os impactos trazidos pelas expressões da questão social perante as transformações societárias, em especial no mundo do trabalho, com subsídio de um veículo de informações voltado para o público juvenil, e assim, promover uma breve reflexão sobre a questão social e os desafios cabíveis a categoria profissional do serviço social na cena contemporânea.

Neste sentido, aproximaremos da categoria questão social em seu sentido histórico e na análise de importante pesquisadores sobre tal assunto, tendo como fio condutor as transformações no mundo do trabalho desde o taylorismo/fordismo, até o regime de acumulação flexível, tendo em vista as novas e futuras exigências do mercado de trabalho e as estratégias de enfrentamento das expressões da questão social,apontando alguns desafios não apenas para a categoria de profissionais de serviço social, mas para todos que buscam a consolidação de um projeto de cunho contra-hegemônico.

O trabalho foi realizado através da pesquisa bibliográfica, buscou-se autores como Yazbek (2008), Iamamoto (2006) e Martinelli (2007) considerando que essa abordagem proporciona resultados significativos acerca das expressões da questão social.

2 DESENVOLVIMENTO

A questão social apresenta-se carregada de influências históricas, políticas e culturais, embora não tenha relação com os desdobramentos de problemas sociais que a ordem burguesa herdou, ou com traços invariáveis da sociedade humana, mas tem relação exclusiva com a sociabilidade erguida sob o comando do capital (IAMAMOTO,2006).

Consideramos que a questão social em sua essência e estrutura continua sendo expressão concreta da mesma questão social eclodida na Europa Ocidental no século XIX, caracterizada por contradições e antagonismos entre as classes e destas com o Estado.

No entanto, estamos de acordo que na contemporaneidade essas se expressam sobre novas e diferentes formas, a partir dos impactos sobre as transformações no mundo do trabalho e suas relações, as particularidades ocorridas na formação social e econômica de cada país, e ainda conforme aponta Yazbek (2008) sobre as transformações nos padrões de proteção social.

Mas, concordando ainda com Yazbek (2008), consideramos que a questão social continua a mesma, e, portanto não há uma nova questão social, pois esta é componente de “uma questão estruturante de relações sociais desiguais que configuram o sistema capitalista” (p.13), e historicamente está vinculada a exploração do trabalho e embate político da classe trabalhadora pela apropriação da riqueza social, pela tomada de consciência sobre a desigualdade social e a busca por seu enfrentamento.

Mediante ao contexto, a pobreza é expressão direta dessas relações, e se fundamenta pelo desenvolvimento desigual vivenciado entre acumulação e miséria (Yazbek, 2008).

Sendo assim, o pauperismo produzido pelo próprio fenômeno de pauperização, num de produção e reprodução entre capital/trabalho e mercadoria/lucro, que ao longo da história se agrava, como expresso entre as “lutas operárias e camponesas, as reivindicações do movimento negro, o problema indígena, a luta pela terra, a liberdade sindical, o direito de greve, as garantias do emprego, [...] o acesso a, educação, alimentação e habitação” ( MARTINELLI, 2007).

Mas, referenciando Martinelli com relação à pobreza, Yazbek (2008, p.17)

ainda faz um significante apontamento.

Portanto, é importante considerar que a pobreza é uma categoria multidimensional, e, portanto, não se expressa apenas pela carência de bens materiais, mas é categoria política que se traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.

Diante das transformações nas relações de trabalho e expansão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com