TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pós-Modernismo em Donnie Darko

Por:   •  13/6/2018  •  Ensaio  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

P2 - Tópicos Aplicados às Negociações Internacionais II

O Pós-modernismo em Donnie Darko

Neste trabalho, analisaremos como o filme Donnie Darko se relaciona com a corrente de pensamento pós-modernista,  que passou a predominar após a queda do muro de Berlim, determinando a condição sócio-cultural e estética da época.

O pós-modernismo abandona a razão como possibilidade de compreensão do mundo e apresenta um posicionamento crítico à epistemologia positivista e sua noção de que é possível conhecer a realidade objetivamente, como ao mundo natural. Isso ocorre porque, para os pensadores desta escola, a razão não pode ser separada das relações de poder. Seguindo essa lógica, as “verdades” científicas alcançadas por meio da razão, reproduzem estruturas de dominação que, através do discurso científico, buscam apresentar-se como neutras e naturais.

Dessa forma, contrariando o pensamento positivista, uma realidade objetiva jamais poderia ser alcançada, porque, para os pós-modernistas, não existe uma relação entre teoria e realidade, sujeito e objeto. Contrariando o que prega o positivismo, não seria possível alcançar tais “verdades”, já que um investigador seria incapaz de despir-se de seus preconceitos para analisar um objeto, já que o único meio de fazê-lo seria através das ferramentas que usamos para sua interpretação. Por conta disso, o que advém de observações ou análises científicas não seriam a “verdade” ou “realidade”, mas sim meras representações da mesma. E essas representações seriam ainda representações de representações de representações, já que não há nenhuma análise que poderia reivindicar o selo de autenticidade, inquestionável e absoluta, e que tenha servido de origem para que quaisquer umas dessas representações se criassem.

Dentre outras características do pós-modernismo, podemos destacar: a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário (hiper-real), produção em série, espontaneidade e liberdade de expressão. Algumas das quais poderão ser encontradas presentes no filme aqui analisado.

Donnie Darko é um filme de 2001 que tem como protagonista o adolescente problemático Donald “Donnie” Darko. O filme se passa no ano de 1988 e apresenta Donnie como um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola. Ele sofre de esquizofrenia e, por isso, tem alucinações, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver e que o encoraja a fazer brincadeiras humilhantes com quem o cerca. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.

        O filme se apropria de um estilo de narração que é de certa forma fragmentada e logo gera incerteza quanto à verdade e aos fatos. Narração fragmentada e incerteza dos fatos são ambas características do pós-modernismo.

Abrindo a história com o protagonista acordando longe de casa em seu pijama, o filme oferece incerteza como seu principal norte, já que Donnie não faz ideia do que está fazendo.

Inconsciente de suas próprias ações, a personagem de Donnie se envereda pelo conceito das falhas epistemológicas pertinentes à natureza humana (como ele pode dizer o que é real se o próprio instrumento que ele dispõe para interpretar a realidade - no caso, ele mesmo - é ininteligível? Como ele pode compreender a realidade se ele não compreende a si mesmo?) Essas ideias geradoras de incertezas são derradeiramente exploradas através da conexão que se faz com psicose (a esquizofrenia) e ficção científica (viagem no tempo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com