TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Realismo Clássico Para Hobbes

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Realismo

- Realismo clássico para Hobbes: todos os homens nascem iguais possuindo os mesmo direitos e capacidades similares, buscando garantir, por meio de suas ações sua sobrevivência e interesses particulares.

- O estado de natureza do homem é de competição e disputa constante. Um cenário de guerra de todos contra todos. Guerra que existe sempre vencedores e perdedores, oque define-se um jogo de soma zero.

- Diante a situação de conflito, o Estado é criado dentro de cada território. Estes se relacionarão entre si, sendo reconhecidos como soberano, único e autônomo.

- High Politics: refere-se aos componentes essências da politica de poder para os realistas, envolvendo elementos militares, diplomáticos e estratégicos.

- Low Politics: questões sociais, culturais e econômicas dos Estados.

- Equilíbrio de Poder: os Estados atuam no sistema para preservar sua independência e aumentar seu poder, em um cenário de anarquia.

- Weber indica a separação entre o poder e moral, ressaltando a especificidade da ação politica, destacando necessidade de ela ser julgada por seus próprios resultados e méritos e não por um conceito abstrato ou padrão universal ideal.

- De acordo com Morgenthau, as relações politicas, assim como as sociedades em geral, são governadas por leis objetivas que tem raízes na natureza humana, percebida como essencialmente conflitiva. Na política internacional, os agentes destas relações são os Estados-Nação autônomos e independentes que atuam no sistema visando garantir sua sobrevivência e maximizar o seu poder. Deve-se ainda destacar que estes Estados são os atores mais importantes da política internacional.

- Para Maquiavel, objetivos e ações políticas devem ser julgadas segundo parâmetros políticos, referentes à conquista, posse, manutenção e expansão de poder. E dentre os meios possíveis à disposição dos Estados para a realização destes seus objetivos na esfera internacional, encontram-se a diplomacia e a guerra.

- De acordo com Carr, a política internacional, da mesma forma que a política, orienta-se, e sempre orientará, pelo poder, dada a natureza humana e a realidade concreta dos relacionamentos entre as unidades políticas.

Idealismo

- No estado de natureza, os homens são naturalmente bons, cooperativos e pacíficos.

- A desordem pode ser controlada através de leis e mecanismos corretos. Os homens, com bons incentivos (leis) se revelam como realmente são.

- Estado democrático.

- Guerra não é necessária ou inevitável, os indivíduos não focam apenas no poder. Eles privilegiam a liberdade, igualdade e individualidade por meio do estabelecimento de leis e canais cooperativos.

- Estados ainda são os principais, mas são acompanhados pela crescente importância dos demais atores e suas motivações.

- A grande vantagem da cooperação para os Estados, é criar condições mais estáveis e conhecidas de interação com outras funções, fornecendo um conjunto claro de regras e princípios para todos, dando conta de problemas específicos da ação coletiva.

- Para Krasner, regimes são conjuntos de princípios, normas, regras e procedimentos de tomada de decisão implícitos e explícitos em torno dos quais as expectativas dos atores convergem em uma determinada áreas das Relações Internacionais e fornecem as estruturas nas quais as relações entre os estados podem se organizar de maneira mais completa e equilibrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com