TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a tecnologia de vitrais?

Tese: O que é a tecnologia de vitrais?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

O que é técnica do vitral?

O vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetónicos característicos do estilo gótico.

O vitral originou-se no Oriente por volta do século X.

Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas ecatedrais, uma vez que o efeito da luz do Sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.

O que é a técnica do pontilhismo?

Surgida na segunda metade do século XIX, a técnica do Pontilhismo foi utilizada por pintores franceses . A técnica, também conhecida como Pintura de Pontos, consisteem preencher com pontos ou ir pincelando com batidinhas de cor criando o efeito desejado pelo pintor nos olhos do observador. Os artistas George Seraut e Paul Signac impulsionaram o Pontilhismo como técnica.

O que foi o Surrealismo?

O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa, cujo marco inicial foi o Manifesto Surrealista deAndré Breton, publicado em 1924. Nas palavras de Breton, um dos objetivos do surrealismo era "resolver a contradição até agora vigente entre sonho e realidade pela criação, trazendo para a arte o irracional, o inconsciente, explorando o imaginário e os impulsos ocultos da mente e os sonhos.

O que é perspectiva?

O conhecimento sobre perspectiva de observação,, é indispensável para quem pretende desenhar corretamente a aparência de volume dos objetos, profundidade e espaço de ambientes ou paisagens e todo tipo de esquemas gráficos que busquem reproduzir as características tridimensionais da realidade.

Definição de perspectiva:

No desenho artístico a perspectiva pode ser definida como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas quando estas são representadas sobre uma superfície plana como a do papel de desenho.

1.2. O efeito visual das linhas convergentes:

Ambiente em perspectiva:

O mesmo esquema gráfico com linhas convergentes deslocando-se para um ponto pode ser aplicado em qualquer tipo de desenho. No exemplo do ambiente abaixo elas são as responsáveis pela sensação de espaço existente entre o primeiro e o último plano dando efeito de profundidade.

As linhas que representam as arestas dos objetos, citadas como convergentes, tecnicamente no estudo da perspectiva são denominadas de linhas de fuga. Elas fazem parte de um conjunto de recursos gráficos classificados como elementos da perspectiva, indispensáveis na construção esquemática de formas e do espaço imitando a percepção visual do olho humano.

Simetria e Assimetria

Simetria:

Conformidade de tamanho,forma e posição entre as partes de um todo;harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares.

Assimetria:Ausência de simetria

.Eixo de Simetria:É a linha que divide as formas em metades.

Exemplos de simetria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com