TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é didática?

Tese: O que é didática?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Tese  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

O que é didática?

Didática é uma arte de ensinar ou técnica que vem da palavra grega (grego) uma parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem na educação.

Shuhman No ver dele, base de conhecimento para o ensino consiste de um corpo de compreensões, conhecimento e disposições que são necessárias para que o professor possa propiciar processo de ensinar e de aprender em diferentes áreas de conhecimento, nível, contextos e modalidades de ensino, envolve conhecimentos diferentes, Tendo cursos de formação inicial sistema mais aprofundada, diversificada e flexível a partir da experiência profissional.

Mizukami Existem vários categorias dessas bases de conhecimento que podem ser agrupados em:

• Conhecimento do conteúdo especifica.

• Conhecimento pedagógico geral

• Conhecimento pedagógico de conteúdo

Em muitas situações, estudam-se as teorias educacionais e as metodologias, métodos de ensino, analisando por sua vez fazem um julgamento critica do métodos do ensino , utilizado seu modo de pensar e ao ponto de vista de cada uma.

Analise a teorias em sua relação com aspectos sociais os políticos , econômicos e sociedade esta vinculada aos fins sociais. A didática esta relacionada á historia, sociologia, á filosofia e á psicologia e não a suas aplicações. Ela se situa no estudo critico (como já disse). A didática seria, portanto um procedimento teórico e pratico com alteração do contexto e que possa realizar concepções e pressupostos que lhe dão sentido. É preciso que os professores tenham uma compreensão consciente e ampla da realidade e que pode atuar na concepção da educação.

A didática não pode se reduzir apenas ao conhecimento da técnicas e dos procedimento metodológicos das teorias pedagógicas acima de tudo, e preciso compreender os princípios e as concepções filosóficas, psicológicas e sociológicas que fundamentam essas teorias .A didática não se limita a técnica de ensinar,concepção empirista e positivista, a educação tem Inteiramente objetiva, neutra, inseto e isolada e de seu contexto histórica e social excita a ser rigorosa podendo desenvolve nos estudos como psicologia e sociologia apresentado desenvolvimento e aprendizagem. A didática do professor não pode por si só ser responsável pelo fracasso ou pelo sucesso do processo de ensino de aprendizagem tem se preocupar a buscar e a transformar em professor que deve um compromisso com a pratica educativa e da sociedade brasileira. A didática deve ter como ponto de referencia a realidade social onde o ensino esta desenvolvendo no meio da sua ação e a realidade onde buscando transformação que existe em duas concepções é a dialética da didática e outra e a dimensão política do ensino, precisamos de uma concepção de didática na educação que contemple uma pratica esclarecida. Professor não nasce professor, se forma professor.

A didática surgiu no século xxvII, filósofo que é comênio e entres outros educadores refletiram sobre a educação, no caráter ético de pensar e empírico e pratico de fazer, foi assim que comênio e os dois, mas aspectos tenderam a se unificara questão da metodologia seus fins e meios na didática arte de ensinar tudo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com