TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OMC: NOVAS FORMAS PARA A ECONOMIA MUNDIAL

Resenha: OMC: NOVAS FORMAS PARA A ECONOMIA MUNDIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

OMC: NOVOS RUMOS PARA A ECONOMIA MUNDIAL

Acordo global primeiro na história da organização, que nasceu após a conclusão da rodada do Uruguai em 1994. Parte dos historiadores também entendem que a OMC surgiu oficialmente em 1 de Janeiro de 1995 (Marrakech Marrocos). Podemos então contar pouco mais de 20 anos em relação a este fato. A criação da OMC se deu em substituição ao antigo Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). Nos dias de hoje a OMC está sobre forte pressão, enfrentando a economia dos grandes acordos regionais, que estão em negociações, principalmente o acordo dos EUA com a União Europeia e os países da Ásia. O que torna uma outra visão de distribuição econômica, isto pode mudar o cenário geoeconômico (político) do nosso planeta, deixando em atenção os governos, a perca ou ganho de empresas (impostos). Tudo isso coloca em alerta os governos na perca ou ganho dos mesmos. Lembrando que no mundo globalizado, não existe mais território para uma empresa, ela vai para onde quiser, ela depositar seu dinheiro onde venha dar a ela segurança. Ou seja, no mundo globalizado tudo se torna mais volátil. O acordo está dividido em três temas:

1 º - Desburocratizar o comércio internacional.

2º - Visão para a agricultura.

3º - Promoção do desenvolvimento dos países pobres.

Acredita-se que a implementação das novas normas, vai incluir no comércio global 1 trilhão, isso reduzindo entre 10% e 15% o custo das transações entre as empresas. Essa cifra pode criar 21 milhões de empregos em todo o planeta.

Acordo de Bali:

Especialistas entendem que este pacote de Bali representa um retrocesso importante, em relação aos subsídios a exportação agrícola. Os EUA e o bloco Europeu são os que mais dão subsídios à produtos agrícolas. Entretanto, o agricultor não consegue produzir à um preço competitivo de determinado produto, coisa que no Brasil ninguém tem incentivo. O programa de Doha para o desenvolvimento também conhecido como rodada de Doha, surgiu na capital do Catar em 2001. Com o objetivo de liberalizar o comércio entre os membros da OMC, estagnado desde 2008, por isso a questão da urgência de liberação. Os críticos dentro do Brasil e até fora do Brasil, duvidavam que daria certo. Foi então a grande vitória de Roberto Azevedo ( diretor- geral OMC), que com pouco mais de três meses no cargo costurou o primeiro acordo comercial em 20 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com