TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPAQ – organização para a proibição de armas químicas

Artigo: OPAQ – organização para a proibição de armas químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Artigo  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 9

OPAQ – ORGANIZAÇÃO PARA A PROIBIÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS

Bruno Ventre, Matheus Gesser Wolff e Thayse Dehlano.

Prof.ª Silvia Natalia Barbosa Back

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Bacharelado em Relações Internacionais – Organizações Internacionais

04/11/2014

RESUMO

A OPAQ foi fundada em 29 de abril de 1997 com sede em Haia. É uma organização independente que tem como principal função a administração da Convenção sobre Armas Químicas, assinada em 13 de janeiro de 1993, tal convenção representa um acordo que obriga aos Estados que querem ou tem o abrigo da convenção a proibição de uso e produção de armas químicas, bem como a destruição de todos os estoques desse tipo de armamento. A convenção também tem disposições para a avaliação sistemática das plantas químicas e militares, bem como para investigações de alegações de uso e produção de armas químicas.

Palavras-chave: Armas Químicas; Destruição; Organização; Acordo; OPAQ

1- INTRODUÇÃO

Nesse objeto de estudo será abordada a OPAQ, sua importância e impactos e funções ao cenário internacional e em âmbitos regionais. É objetivo desse trabalho explicitar e explicar as ações na qual a OPAQ atuou, suas funções e de seus Estados Membros e também destacar seu posicionamento frente ao cenário mundial. A metodologia de pesquisa utilizada foi a histórica que foi brevemente enriquecida com fatos oficiais da própria instituição.

2 - DESENVOLVIMENTO

“A consideração intergovernamental de proibir armas químicas e biológicas foi iniciada em 1968 no âmbito da Comissão de Desarmamento, composta por 18 nações, que, após inúmeras mudanças de nome e composição, tornou-se a Conferência do Desarmamento (CD) em 1984. Em 3 de setembro de 1992, a Conferência sobre Desarmamento submeteu à Assembleia Geral das Nações Unidas o seu relatório anual, que continha o texto da Convenção sobre Armas Químicas. A Assembleia Geral aprovou a Convenção em 30 de novembro de 1992 e o Secretário-Geral, em seguida, abriu a Convenção à assinatura em Paris em 13 de janeiro de 1993. O acordo permaneceu aberto à assinatura até a sua entrada em vigor, em 29 de abril de 1997, 180 dias após a adesão do 65º membro (a Hungria). A convenção aumenta o Protocolo de Genebra de 1925 para armas químicas e inclui extensas medidas de verificação, como inspeções no local. A convenção, no entanto, não cobre as armas biológicas.” THE HARVARD SUSSEX PROGRAM ON CBW ARMAMENT AND ARMS LIMITATION.

Foi assim então que se fundou a OPAQ que é o órgão de execução sobre o acordo da Convenção das Armas Químicas. Atualmente a OPAQ possui cerca de 190 Estados Membros que representam cerca de 98% da população mundial e territorial, assim como 98% da indústria química mundial. Cada Estado Membro tem o direito, de acordo com o princípio da rotação, para servir no Conselho. Grupos regionais estão representados no Conselho, de acordo com uma fórmula detalhada estipulado na Convenção da seguinte forma:

• África - nove membros;

• Ásia - nove membros;

• Europa Oriental - cinco membros,

• América Latina e Caribe - sete membros;

• Europa Ocidental e outros Estados - 10 membros;

• E por mais outro Estado Parte, designados em sistema de rodízio, da Ásia ou da América Latina e do Caribe.

Os Estados-Membros partilham o objetivo coletivo de prevenção química para nunca mais ser usada para a guerra, reforçando assim a segurança internacional. Para este fim, a Convenção contém quatro disposições fundamentais:

• Destruir todas as armas químicas existentes sob verificação internacional pela OPAQ;

• Monitoramento da indústria química para evitar novas armas de re-emergentes;

• Prestação de assistência e proteção aos Estados Participantes contra ameaças químicas; e

• Promover a cooperação internacional para fortalecer a implementação da Convenção e promover o uso pacífico da indústria química

OBRIGAÇÃO DOS ESTADOS MEMBROS

Cada país que pertence à OPAQ deve:

• Destruir todas as armas químicas de sua propriedade ou na sua posse;

• Destruir todas as armas químicas que podem ter abandonado em outro país; e

• Destruir as instalações de sua propriedade ou na sua posse, que estavam envolvidos na produção de armas químicas.

A adesão à Convenção de Armas Químicas demonstra o compromisso do Estado com a cooperação de desarmamento e internacional, e ajuda a reforçar a sua posição na corrente principal da política internacional. Ele constrói a confiança e transparência nas políticas relacionadas com a segurança a nível regional e internacional. Ao adotar normas internacionais de comportamento, os Estados Partes criar um ambiente propício para a cooperação e interação bilateral e multilateral em matéria de desarmamento e segurança.

Os princípios e métodos para a destruição das armas químicas tem que seguir estritamente as obrigações do Tratado: para. 12 da Parte IV A do Anexo sobre Verificação. Além disso, a Convenção estipula que o processo de destruição não pode prejudicar as pessoas ou o meio ambiente. Assim, os países que possuem armas químicas são obrigados a utilizar tecnologias seguras para a sua destruição.

Todos os Estados-Membros comprometeram-se a prestar assistência e proteção a colega Estados ameaçados pelo uso de armas químicas ou atacados com armas químicas.

CONFERÊNCIA DOS ESTADOS PARTICIPANTES

A Conferência dos Estados Participantes é o órgão plenário constituído por todos os membros da OPAQ. É o "principal órgão da Organização", e tem o poder geral de supervisionar a implementação da Convenção, e de agir a fim de promover o objeto e a finalidade da Convenção.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com