TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Gerais da Linguística

Por:   •  5/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Letras
[pic 1][pic 2]

Disciplina: Linguística 1

Professor: Marcos Luiz Wiedermer

Aluna: Brenda Reis Ferreira            

                                                                   RESUMO

Princípios Gerais da Linguística - com Cristina Altman (USP), postado pelo usuário KENEDY,Eduardo no site www.youtube.com no dia 14 de julho de 2013. E  Dicotomias da Linguística, postado pelo usuário FRANKLIN, Jeeziel no site www.youtube.com no dia 31 de maio de 2016.

        Podemos falar da linguística como disciplina, ou como campo do conhecimento, como disciplina a linguística é autônoma, e relativamente nova a mesma existe desde o início do século XX e tem como objeto de estudo as línguas naturais, já a linguística como conhecimento, existe desde o momento que o homem passa a refletir sobre a sua língua  há conhecimento.A linguagem se manifesta pelas línguas naturais, e também por outros tipos de linguagem: cinema, quadrinhos e etc.

            Ferdinand Saussure,é um linguista suíço, responsável por desenhar a linguística enquanto ciência contemporânea, ficando conhecido pelas teses que defendeu, e por ministrar cursos de linguística geral deixando manuscritos, tais manuscritos que seus alunos utilizaram para elaborar, o curso de linguística geral que conhecemos hoje.

        Ferdinand acreditava que a haveria de existir uma ciência da linguagem autônoma, e que essa ciência teria que ser definida assim como o seu objeto, o objeto coletivo.Ele divide a linguística em dois lados, Langue e Parole,Langue é um  sistema inconsciente presente no cérebro de todos e parole é o que observamos a fala, a causa e a  variabilidade.

        Segundo Saussure, a linguagem é extremamente complexa e heteróclita, para encontrar a língua no conjunto da linguagem,colocamos em prática o circuito da fala que é dividido em 2 processos: um psíquico e um totalmente físico.De acordo com Saussure a pessoa tem uma experiência de árvore(psíquico) por exemplo, essa experiência é guardada em seu cérebro e associada a uma representação sonora(físico) sendo criado assim o signo linguístico que é uma das dicotomias que Saussure nos traz afim de explicar os princípios da linguística.

           As Dicotomias da Linguística falam de uma forma geral de conceitos opostos mas complementares, pertencentes ao Curso de linguística Geral de Saussure tais como: Língua e fala, diacronia e sincronia, significado e significante e sintagma e paradigma.

        No tópico língua e fala, Saussure acreditava que a língua é o sistema e a fala é o seu instrumento, diz-se que a língua é social e vem de um acordo coletivo sendo impossível modificá-la por conta própria.Já a fala é de âmbito individual, e como os falantes a vão usar depende de um fator sociocultural(vocabulário aprendido e estilo de vida), através da fala que a língua se renova e se propaga através do tempo e das comunidades.

        Para Saussure, existem duas formas da ciência linguística analisar a língua, uma através do tempo e outra em determinada época, criando assim a diacronia e a sincronia.A sincronia propõe um método de estudo da língua em determinado momento da história, já no método da diacronia propõe-se estudo evolutivo da língua com a passagem do tempo.

        A partir daí vem o signo linguístico que é a junção do significante que é uma imagem acústica(impressão psíquica do som do objeto) com um significado(conceito do objeto)que é criado pela nossa mente assim que “ouvimos” a imagem acústica, é por isso que um significante não se separa do significado fazendo relação dos dois ser arbitrária, assim trazendo o conceito de arbitrariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com